Iluminação de estádios de futebol: Estudo de retrofit da iluminação do estádio Jonas Duarte Anápolis – Goiás / Illumination of soccer stadiums: Study of lighting retrofit of Jonas Duarte stadium Anápolis – Goiás

Gustavo Mangabeira Ribeiro, Igor Dalarmelino Borges, Vitor Hugo Marinho de Sousa, Rafael Vinícius Araújo Reis, Vitória Lino Horácio e Silva, Carlos Eduardo Fernandes

Abstract


Com o avanço das novas tecnologias, as indústrias desenvolveram lâmpadas com o intuito de diminuir os custos e melhorar a qualidade da iluminação dos ambientes com suas respectivas finalidades. Desta forma, na atualidade é necessário um cálculo luminotécnico de acordo com a finalidade do local para realizar um estudo de qual modelo de lâmpadas e projetores são mais adequados para a devida instalação. Desse modo, quando se trata de um cálculo luminotécnico para estádios esportivos, é importante que um estádio tenha sua utilização mais eficiente, sendo assim, é necessário que tenha um bom sistema de iluminação não dependendo somente da inserção de pontos de luz no ambiente como também é necessário analisar todos os aspectos, propriedades e condições para que o sistema projetado seja eficiente e confortável, para assim ter sua utilização total em períodos noturnos ou fim de tarde, com o objetivo de melhorar a iluminação do Estádio Jonas Duarte, foi realizado um estudo de caso a partir das condições atuais do local com foco na luminotécnica a fim de adequar com o guia de recomendações da FIFA (Federação Internacional de Futebol). Portanto, a finalidade do presente trabalho foi propor a melhoria da qualidade da iluminação para que jogadores, oficiais, espectadores e telespectadores tenham conforto visual e uma iluminação projetada uniformemente para toda área do campo.


Keywords


Luminotécnico, Iluminação, Estádio Jonas Duarte.

References


Creder, H. Instalações elétricas. (Livros Tecnicos e Cientificos, 2007).

Cavalin, G. & Cervelin, S. Instalações Elétricas Prediais - 14ed. (2006).

Fantozzi, F., Leccese, F., Salvadori, G., Rocca, M. & Garofalo, M. LED Lighting for indoor sports facilities: Can its use be considered as sustainable solution from a techno-economic standpoint. Sustain. 8, 1–13 (2016).

Redação, D. Iluminação Esportiva.

Ministério-do-Esporte & FGV. Guia de recomendações de parâmetros e dimensionamentos para segurança e conforto em estádios de futebol. 211 (2011).

Estádio, I., Duarte, J. & Go, A. Estudo Luminotécnico.

Osram. Manual Luminotécnico Prático. 28.

Unicamp. Luminotécnica. Laboratório de Iluminação 2 (2017).

ABNT, A. B. de N. T. NBR ISO/CIE 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho, Parte 1: Interior. Abnt 54 (2013).

Rosa, C. C. D. da. ILUMINAÇÃO DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL: O CASO DO ESTÁDIO RAULINO DE OLIVEIRA. (2017).

Monteiro, D. et al. Avaliação da iluminação artifical do estádio luso brasileiro. (2018).

Association Fédération Internationale de Football. Football Stadiums-Technical recommendations and requirements. FIFA Fédération Int. Footb. Assoc. 1–125 (2007).




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-321

Refbacks

  • There are currently no refbacks.