O lúdico como instrumento para o processo de alfabetização e letramento na educação infantil / Playfulness as an instrument for the process of literacy and literacy in early childhood education

Maria José da Silva, Cristiano Leonardo Martins Oliveira, Ivanéia Maria de Lima, Maria José Pereira Silva, Dr. Diógenes José Gusmão Coutinho

Abstract


Pretendeu-se analisar a quantidade de teses e dissertações, produzidas no período de 2015 a 2019, retratando sobre as contribuições do lúdico no processo de alfabetização e letramento, através de leituras bibliográficas que aborda a importância de sua utilização para a prática pedagógica. Então foram encontrados 123 trabalhos e com critérios de inclusão e exclusão, decidiu-se apresentar as dissertações e teses. Elegemos 20 respondendo às abordagens em foco possuindo como objetivo compreender a maneira que o lúdico contribui para a alfabetização.

 


Keywords


Lúdico, Alfabetização, Escolar, Letramento

References


Araújo, Ana Caroline Marino. A infância, o lúdico e a transdisciplinaridade: refletindo sobre a necessidade de novo olhar para a criança na escola. Recife. 2017.

Asquino, Andreia Bugui. Educação Infantil: Práticas pedagógicas lúdicas de alfabetização letramento. São Paulo. 2019.

Azevedo, Nair Correia Salgado de. Culturas lúdicas infantis na escola: entre a proibição e a criação. Presidente prudente. 2016.

Barros, Dayse do Prado. Ludicidade como estratégia de inclusão social de estudantes surdos no contexto de uma escola pública. Brasília. 2017.

Bortolaci, Natalia. Alfabetização no ensino fundamental: novas bases curriculares. São Paulo. 2015.

Cardoso, Adriana Marques. Espaços interativos infantis: aproximações entre o lúdico e a inovação. São Paulo, 2017.

Costa, Lúcia Margarete Santos da. Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas pelas ter na alfabetização. Santa Maria, 2017.

Cristino, Cláudia Susana. O uso da ludicidade no ensino de física. Ouro preto. 2016.

Dias, Lilian Santos Morgado. Da palavra aos textos: o lúdico e as possibilidades práticas de linguagens na escola. São Cristóvão. 2019.

Escarião, Andréia Dutra. Oralidade em práticas lúdicas na educação infantil. João Pessoa. 2019.

Evaristo, Marlandes de Fátima. Os jogos como ferramenta de aprendizagem na alfabetização em uma escola do campo. Belo Horizonte. 2019.

Ferreira, Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro. Indústria cultural, educação infantil e trabalho docente: formação e atuação lúdica com crianças. Londrina. 2019.

Martins, Tatiane Marques de Oliveira. O lúdico como constituinte do fazer escolar: uma experiência no ensino de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. 2016.

Pinho, Mariana Campos. Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção no contexto escolar. Pelotas. 2018.

Rodrigues, Sylvia Regina de Oliveira. Estratégia lúdica para a aprendizagem da diversidade de arranjos familiares na infância. Araraquara. 2018.

Santos, Juliana Maria Soares dos. Letramento e ludicidade: superando dificuldades da leitura na alfabetização. Paraíba. 2016.

Silva, Daniela Violim. Múltiplas linguagens e ludicidade na educação infantil: caminhos que potencializam o letramento social na primeira infância. Bauru, 2016.

Silveira, Matheus Rego. Concepções e práticas docentes sobre o brincar em sala de aula no primeiro ano do Ensino Fundamental. Ribeirão preto. 2016.

Soares, Cristina Dallastra. Prática pedagógica de alfabetizadores do 1º ano: interrogações sobre a formação continuada. Curitiba. 2018.

Sola, Roseli Aparecida Perina. Jogo digital: uma possibilidade pedagógica para a alfabetização e o letramento. Bauru. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-314

Refbacks

  • There are currently no refbacks.