Papel dos rins na regulação do ph sanguíneo / The role of the kidneys in blood ph regulation

Elielma Ingridy da Silva Neves, Francisco de Assis do Vale Nascimento, Maria Angelita Cavalcante Leal, Raquel Gonçalves Olegário

Abstract


Os rins atuam no controle do pH do meio interno com importante relevância na ação enzimática e no estado das proteínas do organismo, a regulação da concentração de íons de hidrogênio (H+) dentro dos níveis estritos é essencial para a manutenção das funções celulares. Quando se fala em regulação do equilíbrio ácido-básico, refere-se  à regulação da concentração do íon de hidrogênio nos líquidos corporais. A homeostase do pH depende de tampões dos pulmões e dos rins. Podemos dizer que a defesa contra as alterações na concentração de H+ é realizado pelos sistemas tampões acido-básicos, remoção de dióxido de carbono dos líquidos corporais, regulação de outros íons (cálcio, magnésio e fosfato) e excreção de urina. Metodologia: O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura acerca os mecanismos de regulação do pH pelos rins. Para elaboração foi realizado um levantamento na literatura, utilizando bancos de dados como artigos científicos, revistas e livros. Conclusão: o mecanismo de regulação do pH sanguíneo pelos rins através do controle do pH do meio interno tem uma grande relevância na atividade enzimática e no estado das proteínas do organismo, a regulação da concentração de íons de hidrogênio (H+) dentro dos níveis estritos é essencial para a manutenção das funções celulares.


Keywords


Regulação Do Ph, Rins, Equilíbrio, Ácido-Base.

References


AMARAL, R.V.G. - Alterações do Equilíbrio ÁcidoBase em Circulação Extracorpórea. In Circulação Extracorpórea. Temas Básicos. São Paulo, 1985.

AIRES, E. O que é alcalose metabólica e o que pode causar. Disponível em: https://www.tuasaude.com/alcalose-metabolica/. Acessado em 18 de outubro de 2019

CASTRO, A. C. L. C; BISSOLI, H. M. Hipopotassemia secundária a alcalose metabólica. Rev. Ciênc. Med., Campinas 8 (3): 93-95 set/dez.,1999

BERNE,R. M. LEVY, M. N. Fisiologia. Tradução: [ Adriana Pitella Sudré... [et al.] 6º. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

ÉVORA, P. R. B. et al. Distúrbios do Equilíbrio Hidroeletrolítico e do Equilíbrio Acidobásico - uma Revisão Prática. . Medicina (Ribeirao Preto Online) [Internet]. 30dez.1999 [citado 22out.2019];32(4):451-69. Disponivel em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/12717. Acessa em 20 de outubro de 2019.

GUYTON, A. Fisiologia humana. Tradução: Charles Alfred Esberad. - [Reimpr.] 6º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

JAMES, L. et al. Acidose respiratória. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-end%C3%B3crinos-e-metab%C3%B3licos/regula%C3%A7%C3%A3o-e-dist%C3%BArbios%C3%A1cido-base/acidose-respirat%C3%B3ria?query=acidose%20respirat%C3%B3ria. Acessado em: 20 de outubro de 2019.

LEVITZKY, M. G. Fisiologia Pulmonar. Tradução: Lia Gabriele Magalhães Regius 8º. ed. Barueri, SP : Manole, 2016.

LEAL,V. O.; JÚNIOR, M. L.; MAFRA. D. Acidose metabólica na doença renal crônica: abordagem nutricional. Rev. Nutr. vol.21 no.1 Campinas Jan./Fev. 2008. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732008000100010. Acessado em: 10 de outubro de 2019.James L. Lewis, III




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-261

Refbacks

  • There are currently no refbacks.