Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day

Eliege Marizel Moreira Barbosa, Mariel Moreira Barbosa, Tatiele Moreira Marques

Abstract


Pensar sobre o futuro da educação brasileira sem olhar para o caminho que nos trouxe até aqui é impossível, pois para evoluirmos precisamos rever o que está por trás de todo nosso aparato educacional, cuja riqueza não se restringe em boa parte às suas teses e teorias. Porém, ao adentrarmos nas salas de aula, não há como negar a deficiência de recursos materiais na maioria das escolas, bem como não se pode negar a negligência reiterada através das décadas aos nossos professores como um todo, além da falta de incentivo à formação continuada contextualizada, às novas práticas pedagógicas e aos avanços tecnológicos.

Nesse contexto e partindo desse modelo educacional, questionamos a manutenção de um método ainda pautado nos valores jesuíticos, no qual se expõe um determinado conteúdo e cabe ao aluno copiá-lo e replicá-lo nas avaliações. Embora tenhamos diversos documentos, manuais e cartilhas, amplamente divulgados, que demonstram a necessidade de evoluirmos o método, ainda encontramos esse modelo ultrapassado na maioria das nossas escolas. Essa postura docente traz como principal justificativa o ato de eximir o professor da não aprendizagem pelo aluno, visto que ele “ensinou”, porém, o aluno “não aprendeu” por falta de interesse ou qualquer outra justificativa. Este artigo pretende-se, portanto, um convite para olharmos nossos alunos e perceber que em seus discursos, embora não cultos ou não gramaticalmente corretos, podem ter tantos ensinamentos quanto nos livros de teoria.

Ensinar o saber racional faz com que tenhamos que nos apropriar de questões éticas, sociais e empáticas, de acordo com Paulo Freire, mas esse saber racional não pode ser limitado a uma ou outra disciplina, ele deve perfazer todo o percurso formativo dos indivíduos.


Keywords


Docência, Ensinagem, aprendizagem, Metodologias, Processos.

References


ALENCAR, José.O guarani. São Paulo, Martin Claret, 2003.

ALMEIDA, Cleide R. S.; PETRAGLIA, Izabel; PENA-VEGA, Alfredo (org). Edgar Morin: ética, cultura e educação. São Paulo: Cortez, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BORGES, Jorge Luis. Esse ofício do verso. (org) Calin-Andrei Mihailescu.Trad. José Marcos Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

CONSTITUIÇÃO POLITICA DO IMPERIO DO BRAZIL (DE 25 DE MARÇO DE 1824) http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm

CORTELLA, Mário Sérgio. Filosofia e Ensino Médio. Certos porquês, alguns senões, uma proposta. Petrópolis: Vozes, 2009.

GEGe, Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso. Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.

GEGe, Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso. Palavras e contrapalavras: procurando outras leituras com Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

FREIRE, P. (1997). Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 4ª ed. (1ª edición: 1992). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, P. (1997). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. 319p.

GALLO, Sílvio e ASPIS, Renata Lima. Ensinar filosofia. Um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

INCONTRI, Dora. Pestalozzi: educação e ética. São Paulo: Scipione, 1997.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

PRETCH, Richard David. Quem sou eu? E, se sou, quantos sou?. Trad. de Claudia Abeling. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009. 336 p.1.

SCHILLER, F. A educação estética do homem. Iluminuras: São Paulo, 1989.

WINCH, Christopher e GINGELL, John. Dicionário de Filosofia e Educação. São Paulo: Contexto, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-229

Refbacks

  • There are currently no refbacks.