Arte e tecnologia da imagem gráfica digital: da gravura histórica à inovação da gravura eletrônica e endoestética na Amazônia Contemporânea / Art and technology of the digital graphic image: from historical printmaking to the innovation of electronic and endoaesthetic printmaking in Contemporary Amazonia

Alexandre Cardoso Valente, Alexandre Silva dos Santos Filho

Abstract


O projeto de pesquisa iniciou sobre a gravura histórica (xilo) com a oficina de modos de fazer gravura, ministrada pelo prof. Amilton Damas. A xilogravura se iniciou na China como uma escrita, depois chegou a Europa que teve suas primeiras xilogravuras feitas no século XIV, utilizadas no baralho. Xilogravura é a arte de fazer o desenho na madeira. No projeto fizemos pesquisas bibliográficas com base nos textos, A obra da arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin, Xilogravura Arte e Técnica de Anico Herskovits e Arte digital de Wolf Lieser para se estabelecer conhecimento teórico e depois passar para a parte técnica. Fazendo assim experimentos e usando métodos de pesquisa visual, começamos a fazer a xilogravura no galpão de artes da UNIFESSPA. Começando somente com uma matriz e utilizando a cor preta, depois com a xilogravura colorida utilizando três matrizes de cores, amarelo, magenta e ciano que é feita com o mesmo desenho aplicadas a ela e seguindo a ordem de cores mais fraca a mais forte e por último que foi abordada pelo orientador Prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos Filho, a técnica de matriz perdida para produção de imagem artística que se deu com os experimentos e com isso se faz uma base para passar para a gravura digital, pois ambos têm uma igualdade. A matriz perdida é feita com quatro cores: amarelo, ciano, magenta e preto, essa técnica é feita em uma mesma matriz e mesmo desenho, só vai acrescentando cortes nela e mudando sua cor. De certo modo na pesquisa experimental teve estudos de matrizes a partir de técnicas tradicionais de gravura e infografia como foco da caracterização e visualização de dados e dos processos de interatividade com a imagem.

 


Keywords


Xilogravura, Digital, Matriz, Desenho.

References


HERSKOVITS, Anico. Xilogravura: arte e técnica. Porto Alegre. Editora Tchê, 1986. 157 p.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: . Magia e Tecnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. V1. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 7 Edição. São Paulo. Editora Brasiliense, 1994. p.165-196.

LIESER, Wolf. Arte Digital. Editora H. F. Ullmann. 2009. p.11-25.

MARTINS, Itajahy. Gravura - Arte e Técnica. Editora Fundação Nestlé de Cultura. 1987. 239 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-222

Refbacks

  • There are currently no refbacks.