Transtorno do espectro autista: Significativas contribuições da intervenção precoce multidisciplinar / Autistic spectrum disorder: Significant contributions of multidisciplinary early intervention

Authors

  • Mariana Fernandes Ramos dos Santos
  • Fernando Andrade Souza Vieira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-220

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Diagnóstico, Intervenção precoce.

Abstract

O transtorno do espectro autista (TEA) tem chamado muita atenção nos dias atuais, pois se apresenta como um Espectro do neurodesenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde a idade muito precoce, como comprometimento na socialização, comunicação, associado a um repertório restrito e repetitivo de comportamentos, interesses e atividades. O fator ainda é desconhecido e a sua evolução é bastante versátil. Os indivíduos acometidos com TEA podem apresentar diversos sintomas extras. Sendo assim este estudo busca respostas para a seguinte questão: De que modo a Intervenção precoce multidisciplinar pode se tornar uma forma efetiva no tratamento do TEA? O objetivo do artigo é, assim, analisar a aplicabilidade e contribuições das intervenções no tratamento do TEA. Têm-se como objetivos específicos: discorrer sobre o TEA, a partir dos múltiplos fatores que o caracterizam; abordar a respeito da avaliação e do Diagnostico do TEA; apontar as contribuições das intervenções para o tratamento do TEA. O presente trabalho caracteriza-se como um estudo qualitativo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada na obra de autores como Fraga (2010), Mello (2007), Vieira e Baldin (2017). Conclui-se de extrema importância estar atento aos sinais de alerta para a realização de um diagnóstico precoce, para que ocorra uma intervenção adequada e intensiva para a melhor adaptação da pessoa, com intuito de uma redução de comportamentos detectados como desajustados e no aumento de comportamentos mais adaptativos e funcionais para que o ocorra um desenvolvimento mais adequado. È de percepção a necessidade da realização de estudos mais detalhados na área, principalmente a respeito da eficácia de alguns métodos e intervenções que estão sendo disseminadas atualmente.

 

References

BRITO, A. R ; VASCONCELOS, .M. M de. Conversando sobre autismo reconhecimento precoce e possibilidades terapêuticas. In: CAMINHA, V. L. P. S. et al Autismo : vivências e caminhos. São Paulo. Blucher, 2016. Cap 2, p. 23-32.

FRAGA, Isabela. Autismo: ainda um enigma. Ciência Hoje. Vol. 45, nº 270. Rio de Janeito. 2010.

GUPTA, A, R. STATE, M. W. Autismo: genética. Revista Brasileira de Psiquiatria. vol. 28. São Paulo. 2006. Disponível: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006000500005>. Acesso em: 06 set. 2020.

MELLO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: guia prático. 7 ed. São Paulo. 2007.

ROGERS, S. J; DAWSON, G; VISMARA L. A. Autismo: Compreender e agir em família. Lisboa. 2015.

TEIXEIRA, G. Manual do Autismo. 2. Ed. – Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

VIEIRA, N, M. BALDIN S. R. Diagnóstico e intervenção de indivíduos com transtorno do espectro autista. IN: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. 2017.

Published

2021-09-15

How to Cite

dos Santos, M. F. R., & Vieira, F. A. S. (2021). Transtorno do espectro autista: Significativas contribuições da intervenção precoce multidisciplinar / Autistic spectrum disorder: Significant contributions of multidisciplinary early intervention. Brazilian Journal of Development, 7(9), 89539–89554. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-220

Issue

Section

Original Papers