Análise de fatores influentes para implantação de políticas e modos de locomoção em regiões de morro no Recife / Analysis of influential factors for the implementation of policies and modes of transportation in hillside regions of Recife

Authors

  • Débora Gonçalves Vasconcelos
  • Maurício Oliveira de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-217

Keywords:

Regiões de morro, Transportes, Fatores.

Abstract

A escolha de modos e implantação de políticas de transportes envolve dificuldades e particularidades de diversas ordens. A literatura aponta para essas escolhas e implantações a utilização de parâmetros que levem em conta a mobilidade sustentável, além de fatores econômicos e sociais por meio de análises de custo efetividade. Contudo, para escolha adequada de parâmetros, é preciso levar em conta particularidades locais da área de implantação. Assim, visando encontrar fatores adequados a implantações nas áreas de morro do Recife, foi elaborada pesquisa com estudiosos, gestores e moradores, analisando padrões de palavras nas respostas fornecidas e distâncias por meio do software Orange Canvas, atentando para diferenças de opiniões entre os grupos entrevistados. É observada consonância entre os parâmetros apontados e a literatura, mas é destacada preocupação adicional com pontos interessantes, como a segurança dos usuários e a atenção a vontade da população. É observável também diferenças de opiniões de acordo com a formação acadêmica do entrevistado, grau de instrução e sua condição como morador ou não do morro. Dessa forma, se observa a importância da composição de um quadro representativo para os diferentes grupos no estudo e implantação de intervenções de transportes.

 

References

DE SOUZA, C. G.; RODRIGUES, M. A.; SANT’ANNA, D. O. Participação social e poder público: reflexões e interlocuções. Brazilian Journal of Development. vol. 6, n. 4, 2020.

RECIFE - Prefeitura da Cidade - Gabinete de Imprensa. Moradores de Água Fria comemoram requalificação de rua e escadarias. Notícias. Recife, PE, 04 de jul. 2018. Disponível em: <http://www.recife.pe.leg.br/noticias/aumento-dos-acidentes-com-motociclistas-no-recife-foi-tema-de-audiencia>. Acesso em: 10 ago. 2019.

RECIFE - Prefeitura da Cidade - Portal da Prefeitura da Cidade do Recife. Transporte Complementar. Disponível em: < http://www2.recife.pe.gov.br/servico/transporte-complementar>. Acesso em: 10 ago. 2019.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. COMO ANDA A REGIÃO METROPOLITNA DO RECIFE. Setembro, 2006. Disponível em: <http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/como_anda/como_anda_RM_recife.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.

PORTUGAL, L. S. Transporte, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano. Elsevier, 2017.

Published

2021-09-14

How to Cite

Vasconcelos, D. G., & de Andrade, M. O. (2021). Análise de fatores influentes para implantação de políticas e modos de locomoção em regiões de morro no Recife / Analysis of influential factors for the implementation of policies and modes of transportation in hillside regions of Recife. Brazilian Journal of Development, 7(9), 89505–89511. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-217

Issue

Section

Original Papers