Análise da viabilidade técnica entre fundações profundas e superficiais através de estimativas em um software: estudo de caso / Analysis of the technical feasibility between deep and shallow foundations through estimations in a software: case study

Authors

  • Maria Tamires Eufrásio de Alcântara de Alcântara
  • Philipe Leandro Oliveira Alves
  • Vinícius Alves Ferreira Lustosa Falcão
  • Paloma Moreira de Medeiros
  • Akiro Meneses Chikushi

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-186

Keywords:

Recalques, Sapata isolada, Bloco com estacas.

Abstract

As fundações devem ser dimensionadas de modo a garantir a segurança da estrutura, suportando as solicitações advindas da superestrutura, obedecendo aos critérios estabelecidos pelas normas e sem apresentar deslocamentos excessivos. Com a finalidade de evitar grandes recalques e visando a economia e qualidade da edificação, a análise do solo é um dos fatores preponderantes para a definição do tipo mais viável de fundação, podendo esta ser do tipo superficial como radiers, sapatas isoladas, sapatas corridas, ou profundas como tubulões, estacas e caixões. No presente estudo, realizou-se uma análise comparativa da viabilidade técnica entre fundações superficiais e profundas do tipo sapata isolada e bloco com estacas, respectivamente, através do software CAD/TQS® versão 21.9 aplicadas em uma edificação com quatro pavimentos em um solo arenoso localizado em Juazeiro do Norte, Ceará. Os parâmetros considerados para análise foram os recalques sofridos pelas fundações e o consumo de concreto, forma e aço. Foi constatado que, para este tipo de edificação e de solo, ambas as fundações apresentaram valores de recalque dentro dos limites estabelecidos pela literatura técnica, entretanto, a fundação do tipo sapata isolada foi considerada a mais viável, já que apresentou recalques e consumo de materiais menores. Ademais, a fundação profunda necessitaria de equipamentos e mão de obra qualificada, aumentando o custo da obra.

 

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. 2 ed. Rio de Janeiro, 2019. 91 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6123: Forças devidas ao vento em edificações. Rio de Janeiro, 1988.

BURLAND, J. B.; BROMS, B. B., MELLO, V. F. B. Behavior of Foundations and Structures. In: PROC. OF IX INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOIL MECHANICS AND FOUNDATION ENGINEERING. Anais… Tóquio, v. 2, p. 495-546, 1977.

GUSMÃO, A. D. Aspectos relevantes da interação solo-estrutura em edificações. Revista Solos e Rochas, São Paulo, v. 17, n. 1, p.47-55, 1994.

OLIVEIRA, R.R. Estudo geotécnico. Juazeiro do Norte: Geosoma, 2019.

SISTEMA DE INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA - SISES. Sistema de interação solo-estrutura: manual teórico. 2015. Disponível em: <http://www.tqs.com.br/recursos-do-site/downloads/doc_view/100-sises-manual-teorico?tmpl=component&format=raw>. Acesso em: 12 ago. 2019.

VELLOSO, D. A.; LOPES, F. R. Fundações. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

Published

2021-09-13

How to Cite

de Alcântara, M. T. E. de A., Alves, P. L. O., Falcão, V. A. F. L., de Medeiros, P. M., & Chikushi, A. M. (2021). Análise da viabilidade técnica entre fundações profundas e superficiais através de estimativas em um software: estudo de caso / Analysis of the technical feasibility between deep and shallow foundations through estimations in a software: case study. Brazilian Journal of Development, 7(9), 89033–89043. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-186

Issue

Section

Original Papers