Análise comparativa entre custos de execução de alvenaria em bloco cerâmico vazado, bloco estrutural de concreto e em drywall / Comparative analysis between costs of masonry execution in hollow ceramic block, structural concrete block and drywall

Philipe Leandro Oliveira Alves, Maria Tamires Eufrásio de Alcântara, Vinícius Alves Ferreira Lustosa Falcão, Akiro Meneses Chikushi

Abstract


A execução de obras civis pode ter custos reduzidos e, ainda assim, garantir a qualidade e a segurança do empreendimento através de sistemas construtivos alternativos. O presente estudo tem como finalidade a análise comparativa dos custos da execução de sistemas construtivos de alvenaria de bloco cerâmico vazado, alvenaria estrutural em bloco de concreto e alvenaria em drywall em uma residência unifamiliar padrão popular. Para este estudo foi elaborado um orçamento sintético para cada alternativa para uma residência, através das tabelas de referência SINAPI 09/2019 e SEINFRA-CE 26.1. Nos resultados realizou-se comparações entre os macrosserviços e os custos totais, apontando que a alvenaria estrutural de bloco de concreto foi 0,78% mais econômica do que a alvenaria de bloco cerâmico, a alvenaria de drywall gerou uma economia de 6,31% em relação à alvenaria de bloco cerâmico, já quando comparados os orçamentos de bloco estrutural e o de alvenaria em drywall, foi possível visualizar uma economia de 5,58% do segundo em relação ao primeiro. Através das análises de custos, concluiu-se que os serviços referentes as estruturas e os itens de revestimento foram os que apresentaram as maiores variações de preço nos orçamentos, assim evidenciando que o sistema construtivo mais econômico para a residência em questão é a alvenaria em gesso acartonado de drywall.


Keywords


Sistemas Construtivos Alternativos, Orçamento Sintético, Comparativo de Custos.

References


BOSSO, D. C. C.; GONÇALVES, F. A. C. M. C.; CASTRO, I. N. Viabilidade econômica,métodos construtivos e patologia na construção de edifícios em alvenaria estrutural. 2010. 90f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

LIMMER, C.V. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

MATIAS, L.; NUNES, A. F.; CRUZ, R. C. A. L. Desperdícios na construção civil. Revista Campo do Saber, [S. I.], v. 4, n. 3, p.10-10, abr. 2018.

MATTOS, A. D. Como Preparar Orçamentos de Obras. São Paulo: Pini, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-184

Refbacks

  • There are currently no refbacks.