A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics

Authors

  • Marinaldo Carvalho Lobato
  • José Maria dos Santos Lobato Júnior
  • Antonio Maia de Jesus Chaves Neto
  • Rodinely Serrão Mendes
  • Tatiane Cardoso de Souza
  • Leonardo Carlos Rodrigues Pantoja
  • Elissanta Pinheiro de Souza
  • José Francisco da Silva Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-158

Keywords:

Símbolos Musicais, Partitura, Ensino, Matemática.

Abstract

O presente artigo aborda um estudo para o Ensino da Matemática com ênfase nas operações fundamentais, no conjunto dos números racionais e nos conhecimentos de exponenciais, logaritmos e progressão geométrica. Para o desenvolvimento do trabalho, utiliza-se como recurso pedagógico tendo como os símbolos de notas musicais para mostrar as operações envolvendo frações próprias, improprias e aparente. Verifica-se que o artigo aborda diferentes conteúdo do ensino básico para um melhor entendimento da relação existente entre a partitura musical e a Matemática com utilização de princípios musicais e conceitos matemáticos. A teoria se concentra em compassos binário, ternário e quaternário e na fórmula que abrange a partitura musical com os diferentes símbolos intrínsecos em cada compasso. Cada símbolo musical possui um valor temporal que possui relação entre símbolos e que podem ser expressos na forma exponencial ou logarítmica. Dessa maneira o artigo tem como resultado  um entendimento acessível da relação entre a música e a matemática que tem como ênfase uma melhor compreensão e da maneira como pode ser aplicada os valores dos símbolos e da partitura em diferentes compassos e ainda dos elementos essenciais e necessários envolvendo os conceitos matemáticos na  possibilidade de uma  a compreensão de problemas que envolvem os princípios básicos de música com os conteúdos de equações exponencial, logarítmicas, progressão geométrica,  frações e outras operações que envolve o tempo de cada nota musical.

References

DONGO MONTOYA, A. O. Sobre as raízes do pensamento e da linguagem: Vygotsky e Piaget. Cadernos de Pesquisa, 92, 26-37. 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Brasil, 2009. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2009/dia2_caderno5_amarelo.pdfAcesso em: 11 de janeiro de 2009.

GOMES, A. M. A. et al. Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática. Educar, Curitiba, n. 28, p. 231-246, 2006. Editora UFPR

LIBÂNEO, José Carlos. Teoria histórico-cultural e metodologia de ensino: para aprender a pensar geograficamente. In: XII Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL), abril/2009, Universidad de la República, Montevideo, Uruguay.

LOBATO, M. C; LOBATO, M. S.; CHAVES NETO, A. M. J.; SOARES, M. B.; LOBATO JUNIOR, J. M. S.; COSTA, M. J. S.; CORREA, T. S.; COSTA, J. F. S. A Mathematics In The Musical Score We Simple Compassos. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 89715-89730, 2020.

LOBO, Tatiana Ottoni Teatini de Andrade. O uso do Método Musical como recurso didático para melhorar a qualidade no processo de alfabetização dos estudantes do Recanto das Emas/DF. Revista Eduf@tima, vol. 2, nº. 1, 2011.

PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. 24 ed. Forense Universitária: Rio de Janeiro, 1999.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1975. In.: WADSWORTH, Barry. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1997.

TAFNER, M.; MSC, A. A construção do conhecimento segundo Piaget. v. 23, 2009.

TAJRA, SANMYA FEITOSA. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 2ª.ed. São Paulo: Érica, 2000. 143 p.

VALLS, Enric; MAURI, Tereza. O ensino e a aprendizagem da geografia, da história e das ciências sociais: uma perspectiva psicológica. In: COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Vol.2. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

WIKIWAND. Compasso (música). 2015. Disponível em: https://www.wikiwand.com/pt/Compasso_(m%C3%BAsica). Acesso em: 25 de janeiro de 2021.

Published

2021-09-10

How to Cite

Lobato, M. C., Lobato Júnior, J. M. dos S., Chaves Neto, A. M. de J., Mendes, R. S., de Souza, T. C., Pantoja, L. C. R., de Souza, E. P., & Costa, J. F. da S. (2021). A Utilização dos Símbolos Musicais para o Ensino de Matemática / The Use of Musical Symbols for Teaching Mathematics. Brazilian Journal of Development, 7(9), 88619–88638. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-158

Issue

Section

Original Papers