Sala de aula invertida, uma experiência em curso de inglês / Flipped classroom, an experience in an english course

Fabio marques de Oliveira Neto, Vaneska Oliveira Caldas, Waleska Barroso dos Santos Kramer Marques

Abstract


O presente artigo apresenta uma experiência de utilização da metodologia ativa, Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), em duas turmas de um curso particular de Língua Inglesa na cidade de Natal, Brasil. A metodologia da pesquisa consistiu da adoção dos princípios e técnicas da Sala de Aula Invertida por um período de três meses, culminando com a aplicação de um questionário no qual dezoito alunos expressavam suas opiniões sobre tal metodologia da Sala de Aula Invertida. Os resultados podem ser considerados inesperados, pois os alunos não aprovaram a utilização da Sala de Aula Invertida, o que levou a uma sucinta reflexão acerca dos fatores que levaram a tais resultados.


Keywords


Metodologias ativas, Sala de aula invertida, Língua Inglesa.

References


BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Aprendizagem invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: Gen, LTC, 2016.

BERRETT, Dan. How flipping the classroom can improve the traditional lecture. The Education Digest, v. 78, n. 1, p. 36, 2012.

DEWEY, John. [1916]. Democracy and Education. New York: The Free Press, 1944. (Cópia revisada).

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MACÊDO JÚNIOR, HarimRevorêdo de. Implementação de competências relacionadas à oftalmologia em um currículo baseado em metodologias ativas de ensino. 2017. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

MAZUR, Eric. PeerInstruction: A revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre. Penso, 2015.

MEDEIROS, Sonaira Larissa Varela de. Metodologia da aprendizagem baseada em problemas: percepção da comunidade acadêmica. 2019. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação) - Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

RABELO, José Wilamy Cosme. Metodologia ativa de ensino-aprendizagem aplicada na disciplina de Medicina Laboratorial: percepção dos estudantes. 2017. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

WILSON, Ken. Smart Choice 2. 2. ed. Nova York: Editora Oxford University Press, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-155

Refbacks

  • There are currently no refbacks.