O trabalho com a literatura infantil e o desenvolvimento da criança / Working with children's literature and child development

Fátima Aparecida de Souza Francioli, Meire Aparecida Lóde Nunes, Tatiana Vias Thomé, Thais Regina Ravazi de Souza

Abstract


O Brasil ainda é um país de poucos leitores, em reflexo a esta preocupante constatação, há uma crescente divulgação da importância da leitura e a formação de leitores, principalmente, nos ambientes escolares. O presente trabalho pretende mostrar os estudos entorno da prática da literatura infantil, como um recurso em sala de aula, e suas possibilidades no desenvolvimento intelectual infantil para a formação de leitores. Para isso, as leituras são baseadas em referências bibliográficas de autores que tratam do contexto da leitura, do desenvolvimento do psiquismo da criança e da literatura infantil (ABRAMOVICH, 1997; COELHO, 2010; VIGOTSKI, 2001, 2008; ZILBERMAN, 2003). Um dos pontos relevantes deste estudo é a Literatura Infantil como instrumento norteador do trabalho docente na promoção e acesso à leitura, principalmente, quando intensificadas nas instituições educacionais desde a educação infantil. Com as considerações apresentadas pode-se perceber a importância da mediação do professor com o trabalho na literatura infantil e contação das histórias, assim como para o desenvolvimento intelectual.


Keywords


Literatura Infantil. Leitura. Desenvolvimento Intelectual. Formação de Leitores

References


ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

ABREU, M. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

ARIÉS, P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2º ed., 1981.

AVERBUCK, L. M. A poesia e a escola. In: ZILBERMAN, R. (org). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CANDAU, V. M.; LELIS, I. A. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, Vera Maria (organizadora). Rumo a uma nova didática. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1988.

COELHO, N. N. Literatura Infantil – Teoria, Análise, Didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

CUNHA, M. A. A. Literatura Infantil: Teoria e prática.18 ed. São Paulo: Ática, 1999.

LURIA, A. R; YODOVICH, F. I. Linguagem e desenvolvimento intelectual da criança. Tradução José Cláudio de Almeida Abreu. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

SAVIANI, D. O sentido da Pedagogia e o papel do Pedagogo. In: Revista ANDE. São Paulo: Cortez, n° 9, 1985.

THOMÉ, T. V. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual: a escrita da criança no início do processo de escolarização. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar) – Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí. Disponível em: < http://ppifor.unespar.edu.br/menu-principal/dissertacoes-defendidas/dissertacoes-defendidas-2018>. Acesso em: 10 jul 2021.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. (Z. R. Prestes, Trad.) [versão eletrônica]. In: Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, 11, 2008, p. 23-36.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. rev. ampl. São Paulo: Global, 2003.

_______ e SILVA, E. T. Literatura e ensino: ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto,1990.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-152

Refbacks

  • There are currently no refbacks.