A ludicidade e o uso de softwares no ensino da bioquímica / Ludicity and the use of software in biochemistry teaching

Yasmim Lorena Nunes Barbosa, Marcelo Geronimo da Silva, Sabrina dos Santos Cortes, Albert Galileu Prates Silva de Abreu, Juliele do Espírito Santo Santos, Daniela Cristina Feitosa Angelo, Jocielma Batista Souza, Fernando Pereira da Silva

Abstract


Atualmente, muitos professores têm aderido ao uso de novas ferramentas digitais como recursos didáticos para auxiliar na passagem do conteúdo para promover uma melhoria na construção da aprendizagem significativa por parte do alunado. Tendo em vista isso, este trabalho traz a experiência da utilização do BQB Tech, um aplicativo criado pela UFG, com o intuito de diversificar a metodologia do ensino de Bioquímica durante uma prática lúdica em turmas de 3º ano do Ensino Médio.


Keywords


Aprendizagem Significativa, Recursos Midiáticos, Bioquímica, Ludicidade.

References


ALCÂNTARA, Nayra Rodrigues de. FILHO, Aroldo Vieira de Moraes. Elaboração e utilização de um aplicativo como ferramenta no ensino de Bioquímica: carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 13, n. 3, 2015.

BARBOSA, Yasmim Lorena Nunes. A ludicidade no ensino de Química Orgânica. PANIAGUA, Cleiseano Emanuel da Silva (org.). Química: debate entre a vida moderna e o meio ambiente. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021. Vol 2, cap. 4, p. 24-28.

BARRETO, Neide Regina Usso. Livro didático público e o uso de “passatempos” nas aulas de química. Apucarana-PR, 2008

BERG, Jeremy. Bioquímica. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

GARCEZ, E. S. C. Jogos e atividades lúdicas em ensino de química: um estudo estado da arte. 2012.

LEHNINGER. Princípios de Bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2014.

LOGUERCIO, R.; SOUZA, D.; DEL PINO, J. C. Mapeando a educação em bioquímica no Brasil. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 10, p. 147-155, 2007.

MACHADO, M.S. et al. Bioquímica através da animação. Florianópolis: UFSC, 2010.

MARZZOCO, Anita. Bioquímica básica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

MAYER, Lauri. Fundamentos de Bioquímica. Curitiba: Livro técnico, 2012.

MOREIRA, Marco Antonio. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Cap. 10, p. 151-165. In: Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, EPU, 1999.

RIEGEL, Romeo. Bioquímica. 5 ed. São Leopoldo: Unisinos, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-136

Refbacks

  • There are currently no refbacks.