Os conjuntos e os livros didáticos de matemática/ Mathematics sets and teachbooks

Authors

  • José Carlos S. Queiroz
  • Válber Márcio de A. Melo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-088

Keywords:

Demonstração, livro didático de matemática, ensino de matemática.

Abstract

As demonstrações são características que o ensino de matemática deve levar em consideração para se garantir uma aprendizagem sólida e efetiva.  O livro didático de matemática é elemento responsável por difundir a matemática no âmbito do ensino médio. Por isso, a forma que as abordagens dos conteúdos vêm inseridas nestes livros, exerce uma influencia muito grande na matemática é apresentada aos alunos. Assim, este artigo tem como objetivo investigar como os livros didáticos de matemática do ensino médio têm apresentado as demonstrações de propriedades inerentes ao conteúdo de conjuntos. Temos por hipótese que para um ensino consistente se faz necessário que os livros apresentem abordagens com demonstrações bem construídas e apresentadas para o ensino médio. Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise da relação entre as propriedades inerentes ao conteúdo e as demonstrações apresentadas para justificar tais propriedades, que são elementos que contribuem para um melhor entendimento da matemática. Esta pesquisa é qualitativa e analisa as demonstrações matemáticas considerando o seu caráter lógico e didático. Consideramos que os tipos de abordagens realizados nas provas matemáticas podem interferir diretamente neste ensino, uma vez que os livros didáticos de matemática influenciam na forma como os professores concebem este conhecimento e promovem este ensino. Nossos estudos concluíram que os livros não trazem as demonstrações construídas com o rigor lógico dentro do formalismo matemático, mas apresentam algumas discussões que dão a ideia, por exemplo, de prova por absurdo. Justificativas de propriedades por diagramas de Venn.  Os órgãos que norteiam o ensino de matemática são enfáticos ao afirmarem que este ensino precisa de um caráter científico no sentido de superar a compreensão empírica da matemática e para isto, a sistematização das propriedades matemáticas é fundamental para se colocar o ensino numa base científica e, o livro didático pode contribuir para esta finalidade.

 

References

ALMOULOUD, S. A. Prova e demonstração em matemática: problemática de seus processos de ensino e aprendizagem. GT 19, 2007.

BICUDO, I. Demonstração em matemática. In: BOLEMA: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro: Editora Unesp. Ano 15, n. 18, pp. 65-72, 2003.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. - Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Programa Nacional do Livro Didático-PNLD. Catálogo do Programa Nacional do Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEB/ PNLEM, 2015

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, Secretaria da Educação Básica, 2006.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Formação de professores de matemática: professor-pesquisador. Atos de pesquisa em Educação. PPGE/ME – FURB. Vol.1. No1. jan/abr de 2006. pp. 75-85.

FETISSOV, A. A demonstração em geometria. Tradução para o português de Pedro Lima. Editora MIR: Moscovo, 1985.

GARNICA. A.V. As Demonstrações em Educação Matemática: um ensaio - Boletim de Educação Matemática- BOLEMA, ano 15, no. 18, 2002,UNESP SP.

IEZZI, G. etall. Matemática Ciência e Aplicação – Vol 1 – Ensino Médio, São Paulo –SP. Saraiva, 2015.

LIMA, Elon Lages. Meu professor de Matemática. Sociedade Brasileira de Matemática(SBM).Col. do Professor de Matemática – 1999 IMPA, R.J.

SILVA, M. B; SCHAPPO, V. Introdução a pesquisa em educação. Florianópolis: UDESC, 2002.

SOUZA, J. Novo Olhar Matemática volume 1, Ensino Médio, São Paulo – SP. Ed FTD, 2015.

QUEIROZ, J. C. S. DEMONSTRAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática: A sala de aula de Matemática e suas vertentes; UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019. https://casilhero.com.br/ebem/mini/uploads/anexo_final/cb4da53114d7bcb346dc2467d7787975.pdfQUEIROZ, J. C. S. OS LOGARITMOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA : análise da abordagem na perspectiva da educação matemática – XI Encontro Nacional de Educação Matemática: retrospectivas e perspectivas – ENEM – 2013 – Curitiba - PR http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/3563_1966_ID.pdf

Published

2021-09-07

How to Cite

Queiroz, J. C. S., & Melo, V. M. de A. (2021). Os conjuntos e os livros didáticos de matemática/ Mathematics sets and teachbooks. Brazilian Journal of Development, 7(9), 87588–87599. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-088

Issue

Section

Original Papers