Relatos de resistência e autonomia: o controle sobre o trabalho docente segundo os professores de história/ Resistance and autonomy reports: control of teaching work according to history teachers

Authors

  • Thiago Figueira Boim Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-018

Keywords:

Reforma Curricular, Materiais didáticos, Prática docente, Professor de História, Ensino de História

Abstract

Com o objetivo de sistematizar o que deve ser ensinado e como ser ensinado, o governo paulista criou o seu próprio sistema de ensino. Pela resolução número 92 da Secretaria da Educação, em 19 de Dezembro de 2007, estabeleceram-se diretrizes para a organização curricular do Ensino Fundamental e Médio nas escolas Estaduais paulistas. A Proposta curricular do Estado de São Paulo baseia-se em um currículo uniforme com materiais didáticos próprios – caderno do aluno e caderno do professor – elaborados para todos os níveis de ensino. Visa-se, com a proposta curricular, atingir as metas de qualidade de ensino lançadas, até 2010, pela atual gestão do governo paulista.  Em meio a mudanças significativas no seio da escola pública, a pesquisa centrou-se no projeto pedagógico São Paulo faz escola, responsável pela viabilidade da proposta curricular. Com base na voz e prática do professor(a) de história traçou-se o impacto das mudanças trazidas pelo novo currículo na sala de aula. Por meio de entrevista realizada com professores de História da rede público foram analisados os materiais didáticos assinados pelo governo paulista, e o seu uso em sala de aula. De que modo foi recebido pelo professorado os materiais didáticos? Qual lugar ocupa o livro didático na sala de aula? Será o professor apenas um executor? Com esses indicativos, a pesquisa permite evidenciar em curto prazo os primeiros resultados do projeto São Paulo faz escola, assim como, o posicionamento dos professores diante das novas mudanças.

References

ABREU, Esteves Martha de; SOIHET, Rachel. 2003. Ensino de História: Conceitos, Temáticas e Metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ.

ARAÚJO, Luciana Telles. 2006. O uso do livro didático no ensino de História: depoimentos de professores de escolas públicas estaduais de ensino fundamental situadas em São Paulo/SP. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. 2004. Aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História e suas implicações curriculares. História [online]. vol. 23, n. 1-2, pp. 33-48. ISSN 0101-9074.

________________. 2005. Reconfiguração do mercado editorial brasileiro de livros didáticos no início do séc. XXI: história das principais editoras e suas práticas comerciais. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v.11, n. 2, p. 281-312.

CHARTIER, Roger. 1988. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução: Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Editora Difel.

DAMASCENO, Angela Maria. 2006. O uso do livro didático de língua Portuguesa por Professores do Ensino Fundamental. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

FREIRE, Paulo. 1996. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

GAUTHIER, C. et al. 2006. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2 ed. Editora UNIJUÍ.

GIMENO, Sacristán J. 1996. Escolarização e cultura: a dupla determinação. In: SILVA, Luiz Heron et al. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina. p.34-58.

MUNAKATA, Kazumi. 1997. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. Tese de Doutorado. São Paulo: PUC.

Published

2019-10-02

How to Cite

Boim, T. F. (2019). Relatos de resistência e autonomia: o controle sobre o trabalho docente segundo os professores de história/ Resistance and autonomy reports: control of teaching work according to history teachers. Brazilian Journal of Development, 5(10), 17382–17404. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-018

Issue

Section

Original Papers