Aplicação de ferramentas da qualidade na análise do desperdício da banana em uma distribuidora da cidade de Campinas-SP / Application of quality tools in the analysis of banana waste in a distribution company in the city of Campinas-SP

Isabela Francabandiera Tornizielo, Marlucy Godoy Ricci, Maria Thereza de Moraes Gomes Rosa

Abstract


O presente trabalho de pesquisa é fruto de um estudo aplicado das ferramentas de qualidade fluxograma; diagrama de Ishikawa; matriz de priorização e relatório A3 para análise do desperdício da fruta banana em uma distribuidora de alimentos localizada na Central de Abastecimento de Campinas S.A, interior de São Paulo. Há grandes desperdícios identificados na sua comercialização, justificando a necessidade de entender sobre este processo e propor soluções para minimização de perdas. Os dados coletados neste estudo foram obtidos in loco e se concentraram em compreender as etapas deste processo que abrange o recebimento da fruta, o seu armazenamento e a sua comercialização. A análise dos resultados possibilitou a identificação dos problemas que contribuem para o seu desperdício como, por exemplo, medição incorreta de temperaturas, transporte inadequado da fruta e problemas no seu processo de amadurecimento. Foi possível concluir que dentro da distribuidora estudada não há ações práticas orientadas à redução do desperdício e visando contribuir com a realidade encontrada. Algumas proposições de futuras melhorias foram sugeridas a fim de que possam contribuir para mitigar o desperdício no processo de sua comercialização.

 


References


ALMEIDA, C. O. DE; SOUZA, J. DA S. Banana Produção, 1. Embrapa, 1999.

ANTUNES, L. M.; ENGEL, A. Agroqualidade: qualidade total na agropecuária. 2. ed. Guaíba, RS: Agropecuaria, 1997.

ANVISA. Embalagens. ANVISA. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2019.

BORDIN, M. R. EMBALAGENS PARA FRUTAS. In: Pós-Colheita de Citros. 13. ed. Jaboticabal, SP: Funep, 2000. p. 33–48.

BORGES, A.; SOUZA, L. DA S. O cultivo da bananeira. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2004.

BORGES, A. L. et al. Coleção Plantar: A cultura da banana. Brasília, DF: Embrapa, 2006.

CEASA/CAMPINAS. Ceasa/Campinas. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2019.

CERQUEIRA-PEREIRA, E. C. Caracterização e comparação de sistemas de embalagem e transporte de mamão ‘ Solo ’ destinado ao mercado nacional. p. 116, 2009.

CHITARRA, M. I. .; CHITARRA, A. B. Pós-colheita de frutas e hortaliças: fisiologia e manuseio. p. 783, 2005.

DEPARTAMENTO ECONÔMICO DA FAESP. Informe Técnico. FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO – FAESP, 2019.

EMBRAPA. Futuro da Agricultura Brasileira. Brasília - DF: Embrapa, 2018a.

___. Desperdício de alimentos chega a mil reais por família por ano. EMBRAPA. Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2019a.

___. Perdas e desperdício de alimentos. EMBRAPA. Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2019b.

FAO. The State of Food and Agriculture 2019. Moving forward on food loss and waste reduction. Roma: FAO, 2019a.

___. World Food and Agriculture – Statistical pocketbook 2019. Roma: FAO, 2019b.

HORS, C. et al. Aplicação das ferramentas de gestão empresarial Lean Seis Sigma e PMBOK no desenvolvimento de um programa de gestão da pesquisa científica. (Portuguese). Application of the enterprise management tools Lean Six Sigma and PMBOK in developing a program of research management. (English), v. 10, n. 4, p. 480–490, 2012.

INSTITUTO DE SOLIDARIEDADE PARA PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO. ISA - Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2020.

LOESECKE, H. VON. Banana. Nova York e Londres: Interscience Publishers Ltd., 1950.

MATTSSON, L.; WILLIAMS, H.; BERGHEL, J. Waste of fresh fruit and vegetables at retailers in Sweden – Measuring and calculation of mass, economic cost and climate impact. Resources, Conservation and Recycling, v. 130, n. August 2017, p. 118–126, 2018.

MELO, E. V. DE et al. Perdas e desperdício de alimentos: estratégias para redução. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2018. v. E-book

MENDES, J. P. J.; GRASSI, J. T. Agronegócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson Pretice Hall, 2007.

ONU BRASIL. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2019.

PBMH & PIF. Normas de Classificação de Banana. São Paulo: CEAGESP, 2006. v. 29

PEARSON EDUCATION DO BRASIL. Gestão da Qualidade. São Paulo ed. [s.l.] Pearson Education do Brasil, 2011.

VIVIANI, L.; LEAL, P. M. Qualidade pós-colheita de banana prata anã armazenada sob diferentes condições. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 29, n. 3, p. 465–470, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-067

Refbacks

  • There are currently no refbacks.