A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training

Fernanda dos Santos, Jozilma de Medeiros Gonzaga, Maria Goretti da Cunha Lisboa, Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

Abstract


O objetivo desse estudo foi relatar a experiência vivenciada na monitoria do componente curricular de Avaliação em Educação Física do curso de Licenciatura em Educação Física – UEPB; e a importância da participação do aluno na atividade de monitoria para sua formação acadêmica. Apresenta caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do aluno monitor no componente curricular Avaliação em Educação Física, sob orientação da professora do componente curricular. A experiência ocorreu na UEPB, no município de Campina Grande - PB, no período letivo 2018.1. Foi realizada observação participante, que consiste na participação direta e real do conhecimento. A monitoria possibilita ao aluno uma maior integração com estudantes e com a prática docente. Para aqueles que desejam exercer a prática docente, é através dessa atividade que podem ter a primeira experiência com o ensino. Ela exerce um papel muito além do que auxiliar o professor em sala de aula e de atividade extracurricular. Proporciona ao acadêmico      a experiência do exercício da docência na universidade, ou seja, como é lidar com turmas realmente na prática, além de sanar dúvidas e equívocos comuns do próprio componente. Nesta perspectiva, a monitoria intensifica e contribui para a prática didático-pedagógica e colabora de forma direta com a aprendizagem dos alunos incluindo o aluno monitor, cooperando com a troca de experiências e tornando o conhecimento mais proveitoso.

 

 


Keywords


Monitoria, Formação acadêmica, Ensino.

References


BRASIL. Senado Federal, Lei Federal n.º 5540, de 28 de novembro de 1968.

CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Monitoria: a iniciação à docência. In: ABSIL, Wilhelmus Jacobus (Org.). Pedagogia universitária: refl exões sobre a experiência docente na educação superior. (Temas Pedagógicos, n. 12). Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2004.

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pró-Posições. v. 27, n.1, p.133-153, 2016.

NUNES, J. B. C. A socialização do professor: as infl uências no processo de aprender a ensinar. 2001. 835p. Santiago de Compostela, 2001. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Santiago de Compostela. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Cientifico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ORTOLAN, L. S.; PASSOS, M. P.; TIBURZIO, V. L. B. A monitoria discente como uma oportunidade de aprendizagem. Revista Iniciação & Formação Docente. Uberaba, v. 6, n. 1, p. 138-152, 2019.

SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros (Orgs.). – Natal, RN: A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias / EDUFRN – Editora da UFRN, 2007. 102 p. (Coleção Pedagógica; n. 9)

SILVA, T. M; et al. Monitoria: relato de experiência na disciplina de dança 2. Brazilian Journal of Development. Curitiba. v. 6, n.5, p.27171-27178, 2020.

SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-066

Refbacks

  • There are currently no refbacks.