A creche como direito e as implicações para a formação e valorização dos professores / Nursery as a right and the implications for teacher education and appreciation

Authors

  • Viviam Carvalho de Araújo
  • Núbia Schaper Santos
  • Alice de Paiva Macário

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-011.

Keywords:

Educação Infantil. Creche. Formação e Valorização de Professores

Abstract

Este texto tem por objetivo apresentar reflexões oriundas da pesquisa intitulada "Sentidos e significados sobre a formação do(a) professor(a) das creches municipais conveniadas de Juiz de Fora/MG", desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano - GP LICEDH - da Faculdade de Educação – FACED - da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. O aporte teórico-metodológico que embasa as ações do grupo são os referenciais da perspectiva histórico-cultural, da pesquisa crítico-colaborativa e as políticas públicas para a área.  O trabalho, realizado a partir de um recorte da pesquisa supracitada, pauta-se na problematização acerca dos desafios e das perspectivas da universalização do acesso e da qualidade da educação dos bebês e das crianças pequenas em creches (0 a 3 anos) tendo, como foco, a formação e a valorização dos profissionais que atuam nessa etapa educacional. Ao defendermos a creche como direito das crianças e das famílias, torna-se imprescindível trazer para o debate a qualidade da educação a ser oferecida, considerando que ela está relacionada às políticas públicas para as infâncias. Nesse sentido, não é possível pensarmos em uma educação de qualidade sem levarmos em consideração todos os componentes que constituem a política nacional de Educação Infantil, quais sejam, a expansão, o financiamento, a qualidade, a valorização e a formação dos professores. Os resultados da pesquisa apontam que, mesmo com uma vasta orientação legal que preconiza a necessidade de se considerarem a formação e a valorização dos professores que atuam nas creches, esta é uma realidade que ainda não é contemplada nas políticas públicas do município em questão. Presumindo que esses componentes são eixos essenciais para a tão propagada qualidade na Educação Infantil, torna-se urgente que essa pauta integre as discussões da agenda da política educacional local.

 

References

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

______. Lei nº 9.324, de 20 de dezembro de 1996: Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

_______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. Brasília: MEC/SEB, 2005.

_______. Lei nº 11.738/2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Presidência da República, 16 de julho de 2008.

_______. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009a. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Práticas cotidianas na Educação Infantil - Bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC/SEB, 2009b.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Indicadores da qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009c.

_______. Presidência da República. Lei nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, 2014.

________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015.

CAMPOS, Roselane Fátima. Educação Infantil: políticas e identidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n.9, p. 217-228, jul./dez. 2011.

CAMPOS, Maria Malta. Entre as políticas de qualidade e a qualidade das práticas. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 43, p. 22-43, 2013.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE). Documento Final. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/doc/DocumentoFina240415.pdf. Acesso em: 08 de maio de 2017.

CÔCO, Valdete. Docência na Educação Infantil: De quem estamos falando? Com quem estamos tratando? In: FLORES e ALBUQUERQUE (orgs.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, p.143-157, 2015.

FERREIRA, Adir Luiz. Possibilidades e realismo crítico da Pesquisa e da Formação: a coloboração entre pesquisadores e professores. In: IBIAPINA, Ivana, M. L. de Melo; FERREIRA, Maria Salonilde; RIBEIRO, Márcia Maria Gurgel. Pesquisa em educação: múltiplos olhares. Brasília: Liber livro, 2007.

LIBERALI, Fernanda. C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté/SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.

MAGALHÃES, Maria Cecília C. Magalhães (org). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

NUNES, Fernanda (org). Proinfância e as estratégias municipais de atendimento a crianças de 0 a 6 anos. 1. ed. Rio de Janeiro: Traço e Cultura, v. 1. 132p, 2015.

Published

2019-10-02

How to Cite

Araújo, V. C. de, Santos, N. S., & Macário, A. de P. (2019). A creche como direito e as implicações para a formação e valorização dos professores / Nursery as a right and the implications for teacher education and appreciation. Brazilian Journal of Development, 5(10), 17306–17319. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-011.

Issue

Section

Original Papers