A Sexualidade e suas Construções no Ambiente Escolar: um relato de experiência no contexto da pandemia da COVID-19 / Sexuality and its Constructions in the School Environment: an experience report in the context of the COVID-19 pandemic

Barbara Yumi Brandão Sakane, Caroline Matos Chaves da Silva, Hemilly Rayanne Correa da Silva, Jaqueline Batista de Oliveira Costa, Julia Maria Schmalz Martins, Maria Carolina Ferreira dos Santos

Abstract


O presente trabalho apresenta um relato de experiência a respeito de uma oficina sobre sexualidade ofertada a alunos do ensino médio e técnico de uma instituição federal de ensino da cidade de Dourados – MS. A Oficina propôs-se a fomentar o debate sobre o tema, de forma a produzir reflexões e ressignificações sobre a temática. As discussões versaram sobre a construção dos papéis de gênero, questões de orientação sexual, preconceito e violência, políticas públicas, coletivo LGBTQIA+ e saúde do homem e da mulher.  Por conta da pandemia da COVID-19, as Oficinas foram realizadas na modalidade remota às quintas-feiras no período vespertino e com duração de uma hora, entre os meses de março e abril de 2021, totalizando cinco encontros. Dentre as estratégias adotadas, para a realização das oficinas destacam-se: debates, dinâmicas e exposição de cenas de filmes e séries. Ainda foram aplicados dois questionários: um diagnóstico, no primeiro encontro,e um avaliativo, no último dia, com o intuito, respectivamente, de sondar o conhecimento prévio dos alunos acerca das temáticas, coletar suas representações, dúvidas e sugestões, e o grau de assimilação após a apresentação dos conteúdos. O texto também discorre sobre a importância da experiência na formação de professores de Psicologia, suas possibilidades, e a relevância do assunto trabalhado no contexto da educação básica.

 

 


Keywords


educação básica, formação de professores, gênero, psicologia, sexualidade.

References


BARROS, Carlos César. Reflexões sobre a formação de professores de Psicologia. Temas em Psicologia. Universidade de São Paulo, 2007, vol. 15, nº 1, 33-39. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2021.

BOCK, Ana Mercês Bahia. Educação, direitos humanos e compromisso social: interlocuções com a formação do professor de psicologia. Psicologia: Ensino & Formação, Brasília, v. 5, n. 1, p. 101-114, 2014. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. Brasília: 1. ed. Ministério da Saúde, 2013. 300 p.

MAROLA, Caroline Andreia Garrido; SANCHES, Carolina Silva Munhoz e CARDOSO, Lucila Moraes. Formação de conceitos em sexualidade na adolescência e suas influências. Psicologia da educação. São Paulo, n. 33, p. 95-118, dez. 2011. Disponível em: <. Acesso em: 03 mai 2021.

PAPALIA, Diane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

UFGD. Projeto Político Pedagógico de Psicologia. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/PROJETO%20PPC%20Psicologia%20-%202017.pdf. 2017.

RIZZON, Bruna Bazzi. et al. Comportamento de risco para infecções sexualmente transmissíveis em estudantes do ensino médio. Femina. vol, 49. n, 1. p. 52-57, 2021. Disponível em:. Acesso em: 18 mai. 2021.

SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos; PARANAHYBA, Jordana de Castro Balduino. Sexualidade e gênero(s): debates e desafios no estágio de licenciatura em psicologia. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 22, n. 1, p. 83-91, abr. 2018. Disponível em . acessos em 20 maio 2021.

SILVA, Ariana Kelly Leandra Silva da. Diversidade Sexual e de Gênero: A Construção do Sujeito Social. NUFEN. Universidade Federal do Pará (UFPA), 2013. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-017

Refbacks

  • There are currently no refbacks.