Manifestações Patológicas e Reabilitação de Estruturas de Concreto Armado – Edifício Vilanova Artigas – FAU-USP / Pathological Manifestations and Rehabilitation of Reinforced Concrete Structures - Vilanova Artigas Building - FAU-USP

Authors

  • Leonardo Inojosa
  • João da Costa Pantoja
  • Márcio Augusto Roma Buzar

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-620

Keywords:

Concreto armado, Manifestações patológicas, reabilitação de estruturas.

Abstract

O edifício Vilanova Artigas, que abriga a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP pode ser descrito como um grande bloco envolvido por grandes empenas de concreto armado suspensas por pilares trapezoidais duplos (pilares Artigas). O edifício que hoje leva o nome do arquiteto que o concebeu juntamente com Carlos Cascaldi, foi construído entre 1967 e 1969 e, portanto, se enquadra no grupo de edificações modernistas em concreto armado com mais de 50 anos de uso. Considerado um dos principais representantes do modernismo arquitetônico no Brasil e pertencente à chamada “arquitetura brutalista” própria da década de 60 em São Paulo, o edifício Vilanova Artigas é considerado patrimônio arquitetônico tanto pelo CONDEPHAAT quanto pelo COMPRESP. Este trabalho visa fazer um estudo do panorama das diversas manifestações patológicas encontradas nas estruturas de concreto armado da edificação ao longo de sua vida útil, bem como expor e analisar as intervenções propostas e executadas ao longo dos anos, culminando na última grande intervenção realizada entre 2012 e 2015, fazendo uma correlação entre as tomadas de decisão e implementações nesse estudo de caso e a conservação do patrimônio.

 

References

ABNT NBR- 6118 (2014). Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ABNT NBR-6120 (2000). Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ANTUNES, J. S.; BRITEZ, C. A.; HELENE, P. (2010). “Edifício Vilanova Artigas”. Projeto e especificação técnica dos serviços de reabilitação da estrutura de concreto armado do Edifício Vilanova Artigas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Cobertura, teto e fachada. Relatório Técnico PhD 136 / 2010. PhD Engenharia Ltda. São Paulo, 2010.

GIANNECCHINI, A. C. (2009). Técnica e estética no concreto armado. Um estudo sobre os edifícios do MASP e da FAUUSP. Dissertação de Mestrado. 305 p. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. São Paulo, 2009.

PASQUA, J. F. S. (2017). O Papel da Estrutura na Definição da Arquitetura - Estudo de Caso do Prédio da FAU/USP. Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista. Curso de pós-graduação lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística. Programa de Pesquisa e Pós-graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. Orientador: Prof. Dr. Márcio Augusto Roma Buzar. Brasília, 2017.

REBELLO, Y. C. P., (2000). A Concepção Estrutural e a Arquitetura. Zigurate, São Paulo, 2000.

Published

2021-08-28

How to Cite

Inojosa, L., Pantoja, J. da C., & Buzar, M. A. R. (2021). Manifestações Patológicas e Reabilitação de Estruturas de Concreto Armado – Edifício Vilanova Artigas – FAU-USP / Pathological Manifestations and Rehabilitation of Reinforced Concrete Structures - Vilanova Artigas Building - FAU-USP. Brazilian Journal of Development, 7(8), 84974–84985. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-620

Issue

Section

Original Papers