A administração e a importância da gestão de pessoas em pequenas empresas / The management and importance of people management in small businesses

Danielle de Souza Saad, Gisele Medianeira Cardoso, Jean Carlos Cavalheiro, Andréa Vieira Brasil

Abstract


A pequena empresa geradora da maior parte dos empregos e muitas vezes em função da espontaneidade de seu surgimento carece de maior formação organizacional. Muito está sendo feito na área dos recursos humanos relacionado às empresas de grande porte. Entretanto, são poucas as informações de pequenas empresas, é possível que através de uma mudança de abordagem a ser descoberta com pesquisas junto ao segmento de pequenas empresas, darem-lhes instrumento que auxiliem ao melhor uso de seus recursos humanos.   O Setor de Recursos Humanos (RH) é essencial para que uma empresa cresça de forma estruturada e sustentável, uma vez que o departamento de gestão de pessoas pode orientar os colaboradores na busca dos resultados esperados. O presente trabalho tem como objetivo geral procurar enfatizar os benefícios de implementar um sistema de gestão de pessoas em uma pequena empresa. Os benefícios de dispor de uma gestão de pessoas eficiente nas pequenas empresas se tornam visíveis em pouco tempo, bastando olhar o comportamento dos colaboradores. O ambiente de trabalho fica mais atrativo, retendo os talentos na empresa e evitando evasão por diferenças salariais ou outros problemas. Com programas de desenvolvimento, a pequena empresa entende melhor a necessidade de treinamento dos colaboradores e busca capacitá-los tornando-se cada vez mais competitiva.


Keywords


recursos humanos; gestão de pessoas; pequenas empresas

References


BISPO, P. A importância da gestão do turnover. Disponível em: < http://www.rh.com.br/Portal/Relacao_Trabalhista/Entrevista/3998/aimportancia-da-gestao-do-turnover.html>. Acesso em: 30 jul. 2017.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.& SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CONSULTORIA HAYGROUP. Por que as empresas perdem bons funcionários e o que elas fazem para segurar os melhores. Disponível em: < http://www.haygroup.com/br/>. Acesso em: 15 jul. 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMIGNA, M. R. Gestão por Competência: Metodologia de Implantação. Disponível em: . Acesso em: 10 jul.2015.

HAIR JR., J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. & BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HUALLEM, D. A importância do RH nas pequenas empresas. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2017.

OTANI, N.& FIALHO, F. A. P. TCC – Métodos e Técnicas. 2. ed. Florianópolis: Visual Books, 2012.

PARRY, S. B. The Quest for Competences. Training, 1996.

SEBRAE-NA. Pequenos Negócios em Números. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2017.

SILVEIRA, A. C. da et al. Gestão estratégica de pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

TREFF, M. Gestão de pessoas: olhar estratégico com foco nas competências. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-351

Refbacks

  • There are currently no refbacks.