Policiamento comunitário – uma questão de planejamento estratégico / Community policing - a matter of strategic planning

Authors

  • Júlio Cesar Vieira da Rosa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-601

Keywords:

Policial Militar, polícia comunitária, estratégia, efeitos.

Abstract

Fatores internos e externos vislumbraram a imagem de uma Polícia Militar violenta e autoritária.  A própria história de sua formação, aliada às dificuldades do Estado em manter a qualidade de vida em nível satisfatório, a política de segurança pública, levaram à efetivação deste quadro. A Polícia Comunitária seria uma questão de estratégia, a longo prazo, com a finalidade de restabelecer as desigualdades sociais existentes. As formações de diversas áreas carentes revelam a incompetência do Estado em gerenciar os problemas existentes. As áreas carentes favorecem a iniciação da violência e são, efetivamente, o reduto dos traficantes de drogas. Em síntese, se combate violência com mais violência, não se preocupando com sua causa e só atacando os seus efeitos. As desigualdades sociais têm relação causa e efeito com a criminalidade e a violência. E é desta forma que ela deve ser vista e encarada.  Para isto nada melhor que uma Polícia Comunitária que visa justamente o restabelecimento das desigualdades sociais.

 

 

References

BUCQUEROUX, Bonnie; TROJANOWICZ, Robert. Policiamento Comunitário. Como começar. Rio de Janeiro: Biblioteca da Polícia Militar, 1994.

BROWN, Lee P. Policing New York City in the 1990s. The strategy for Community Policing. New York: Police Department, jan. 1991.

CHAVES, Wilson de Freitas; MADUREIRA, Nilson Pinto; PINTO, Humberto. Reflexões e Ações. Rio de Janeiro: Biblioteca da Polícia Militar, 1992.

KUPSTAS, Márcia (org.). Violência em Debate. São Paulo: Moderna, 1997.

LAKATOS, E. M. ; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 1988.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Cadernos de Polícia. Polícia Comunitária. n.9, Rio de Janeiro: 1993.

PERES, Júlio César Araújo. Polícia Comunitária. Porto Alegre: Ediletras, 1998.

ROBERT, Michel. Estratégia: Como empresas vencedoras dominam a concorrência. São Paulo: Negócio, 1998.

UNIDADE. Revista de Assuntos Técnicos de Polícia Militar. Ano XVI. ns.33 e 36. Porto Alegre, jan./mar.,out./dez.,1998.

Published

2021-08-27

How to Cite

da Rosa, J. C. V. (2021). Policiamento comunitário – uma questão de planejamento estratégico / Community policing - a matter of strategic planning. Brazilian Journal of Development, 7(8), 84674–84687. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-601

Issue

Section

Original Papers