Diagnóstico e avaliação da aplicação de metodologias ativas nos cursos de engenharia da pontifícia universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás / Diagnosis and evaluation of active methodologies application at the pontifical catholic university of Goiás and the Federal university of Goiás’ Engineering Courses

Authors

  • Leonardo Guerra de Rezende Guedes
  • João Pedro Aguiar dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-219

Keywords:

Trabalho colaborativo. Trabalho cooperativo. Avaliação de ensino e aprendizagem. Educação em engenharia. Metodologias ativas.

Abstract

 

 A sociedade está em um processo contínuo de transformação, alimentada por avanços tecnológicos que ditam um ritmo cada vez mais acelerado, uma forma de suprir as necessidades imprevisíveis e mutáveis na formação, está a busca de novas metodologias de ensino, que foque no protagonismo do discente. Assim, o objetivo deste trabalho, é identificar mudanças e tendências que favoreçam o estilo de aprendizagem e autonomia dos alunos, por uma avaliação qualitativa da representação social dos discentes no desenvolvimento de atividades individuais e em grupo. Fundamentado na aplicação de questionário e entrevistas, em disciplinas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Federal de Goiás (UFG), que utilizam o método de aprendizagem baseada em problemas (ABP). O questionário é baseado em uma escala Likert de 7 pontos, que avalia 13 itens em quatro dimensões, que após respondido, tem cada item analisado pelo método de clusterização k-means, que agrupa os dados de forma não supervisionada de acordo com os níveis de semelhança de cada item. Como resultado, podemos apontar quais são os aspectos que determinam as habilidades e o perfil psicossocial dos alunos, a partir disso, será possível realizar mudanças na metodologia aplicada para beneficiar o processo de aprendizagem dos estudantes, favorecendo habilidades multidisciplinares, a coragem de enfrentar os desafios de forma criativa, a facilidade de adaptar-se às mudanças, de trabalhar em equipe, de valorizar e entender o ponto de vista do próximo – com compromisso e ética.

References

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell; DA SILVA BRITO, Glaucia. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 311-336, 2017.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em revista, n. 31, 2008.

DAVIDSON, Neil; MAJOR, Claire Howell; MICHAELSEN, Larry K. Small-group learning in higher education—cooperative, collaborative, problem-based, and team-based learning: an introduction by the guest editors. Journal on Excellence in College Teaching, v. 25, n. 3&4, p. 1-6, 2014.

DE CAMARGO RIBEIRO, Luis Roberto; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Uma implementação da aprendizagem baseada em problemas (PBL) na pós-graduação em engenharia sob a ótica dos alunos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 25, n. 1, p. 89-102, 2004.

DE REZENDE GUEDES, Leonardo Guerra; CORDEIRO, Amanda Martins; FLEURY, Nélio Benedito. Um Método para o Diagnóstico das Habilidades Gerenciais de Egressos em Engenharia como Subsídio ao Arefeiçoamento de Projetos Pedagógicos no Escopo da Gestão: Um Estudo de Caso. International Journal on Alive Engineering Education, v. 2, n. 2, p. 71-83, 2015.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

JÚNIOR, Severino Domingos da Silva; COSTA, Francisco José. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT–Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, n. 1-16, p. 61, 2014.

MIAO, Yongwu; HAAKE, Jörg M. Supporting problem based learning by a collaborative virtual environment: a cooperative hypermedia approach. In: Proceedings of the 34th Annual Hawaii International Conference on System Sciences. IEEE, 2001. p. 10 pp.

NOBRE, João Carlos Silva et al. Aprendizagem Baseada em Projeto (Project-Based Learning–PBL) aplicada a software embarcado e de tempo real. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2006. p. 258-267.

ODELIUS, Catarina Cecília et al. Atitudes e habilidades sociais para trabalho em equipe: desenvolvimento de uma escala. Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 2, p. 175-196, 2016.

VYGOTSKY, Lev Semenovich et al. Pensamento e linguagem. 2008.

WAGSTAFF, Kiri et al. Constrained k-means clustering with background knowledge. In: Icml. 2001. p. 577-584.

Published

2019-09-30

How to Cite

Guedes, L. G. de R., & Santos, J. P. A. dos. (2019). Diagnóstico e avaliação da aplicação de metodologias ativas nos cursos de engenharia da pontifícia universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás / Diagnosis and evaluation of active methodologies application at the pontifical catholic university of Goiás and the Federal university of Goiás’ Engineering Courses. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16897–16910. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-219

Issue

Section

Original Papers