O papel das instituições no êxito de programas de desenvolvimento rural sustentável na Amazônia Brasileira / The role os institutions in the success of sustainable rural development programmes realized in the Brazilian Amazon

Everaldo Nascimento de Almeida, Silvio Brienza Junior, Tereza Ximenes, Raquel Rodrigues da Poça, Jorge Yared

Abstract


O artigo avalia o papel das instituições regionais e locais no âmbito do Proambiente, programa federal de apoio ao fortalecimento da agricultura familiar na Amazônia brasileira. A pesquisa foi realizada na região da transamazônica, estado do Pará. As entrevistas semi estruturadas e o Diagrama de Venn auxiliaram na avaliação de interação entre os atores institucionais e as comunidades rurais. Os resultados demonstram o papel estratégico das instituições envolvidas diretamente com o desenvolvimento rural local, como os sindicatos e ONGs, para execução das ações nas várias fases do programa. Evidenciou-se que o êxito das intervenções externas no contexto rural dependerá, principalmente, de um conjunto de ações estruturantes e de um forte contexto organizativo das comunidades rurais abrangidas.


Keywords


Proambiente; Instituição; agricultura familiar; Amazônia

References


ARAÚJO, I. F. A participação dos agricultores na construção do PROAMBIENTE. Uma reflexão a partir do polo Transamazônica. 2007. 150f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) – Curso de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.

ALMEIDA, E. N. A Participação de agricultores familiares no processo de recuperação de áreas alteradas na região do Xingu, Estado do Pará. 2011. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) – Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2011.

ALMEIDA, E. N.; SABOGAL, C.; BRIENZA JÚNIOR, S. Recuperação de áreas alteradas na Amazônia brasileira: Experiências locais, lições aprendidas e implicações para políticas públicas. Belém: CIFOR/EMBRAPA, 2006. 204p.

FUNDAÇÃO VIVER, PRODUZIR, PRESERVAR. (2011). Recuperado de Acesso em: 21 ago. 2011.

IPAM. Figura do Polo Transamazônica. Belém: IPAM (Laboratório de Sensoriamento Remoto), 2009.

PROAMBIENTE. Proposta definitiva da sociedade civil organizada entregue ao Governo Federal. Brasília: PROAMBIENTE. 2003, 32p.

SABOGAL, C.; ALMEIDA, E.N.; MARMILLOD, D.; CARVALHO, J.O.P. Silvicultura na Amazônia brasileira: avaliação de experiências e recomendações para implementação e melhoria dos sistemas. Belém: CIFOR, 2006. 190p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-348

Refbacks

  • There are currently no refbacks.