Quebra cabeça da respiração celular / Cellular respiration puzzle

Authors

  • Leiza Jane Lopes Lima de Abreu Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Valéria Sousa Melo
  • Maria Izabel Gallão

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-337

Keywords:

Lúdico, Respiração Celular, Aprendizado.

Abstract

O ensino de Biologia é visto, muitas vezes, como algo complexo e de difícil entendimento. Historicamente, é conhecido como uma ciência de nomenclaturas complexas e termos difíceis. No que diz respeito a Respiração Celular, observa-se que os alunos apresentam significativa dificuldade em memorizar os termos e conceitos preconizados na disciplina, fazendo com que haja deficiência no aprendizado, motivo pelo qual, fizemos a escolha pelo assunto. Dessa forma, a proposição da atividade lúdica, um jogo didático voltado ao ensino da respiração celular, teve como objetivo auxiliar no aprendizado deste tema. A atividade foi realizada de maneira bem dinâmica entre os alunos. Cada aprendente participou e interagiu de forma muito satisfatória. Ao final, os alunos compartilharam que o jogo foi, de fato, bastante interativo e que realmente auxiliou na aprendizagem do tema proposto.

References

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

CARVALHO, J. M. K de; MACEDO, M. Brincadeiras e ensino de ecologia: subsídios para uma Educação Ambiental lúdica. Livro de Resumos. Cuiabá, Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental. 2003.

GUIMARÃES, Luciana Ribeiro. Atividade Para Aulas de Ciências. São Paulo. Nova Espiral, 2009.

GRANDO, R.C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino- aprendizagem de matemática. Dissertação de mestrado, UNICAMP, Campinas, p. 175,

ZANON, D.A.V.; GUERREIRO, M.A.S.; OLIVEIRA, R.C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.

Published

2021-08-13

How to Cite

de Abreu, L. J. L. L., Melo, V. S., & Gallão, M. I. (2021). Quebra cabeça da respiração celular / Cellular respiration puzzle. Brazilian Journal of Development, 7(8), 80729–80738. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-337

Issue

Section

Original Papers