Desempenho geométrico de um brise soleil: um estudo sobre seu impacto na iluminação e ventilação natural em uma sala de aula / Geometric performance of a brise soleil: a study of its impact on lighting and natural ventilation in a classroom

Authors

  • Paula Sardeiro Vanderlei
  • Lucas Cardoso da Silva
  • Rosana Bacicheti Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-191

Keywords:

Conforto térmico. Ventilação. Brises

Abstract

A quantidade adequada de ventilação e iluminação natural dentro dos ambientes contribui intensamente para o conforto térmico e lumínico dos usuários nas edificações. Em salas de aula, estes fenômenos devem ser incentivados para melhorar o desempenho dos estudantes, acarretando seu bem-estar. A busca por uma iluminação mais uniforme e bem distribuída em salas de aula pode ser alcançada por meio do emprego de elementos arquitetônicos, como os brises soleils. O efeito das prateleiras de luz, que refletem a luz do Sol para dentro do ambiente de forma mais suave e homogênea, também deve ser considerado para melhorar esses objetivos. A ventilação pode fluir de forma mais eficiente dentro da sala de aula por meio da inserção de mais aberturas em outras paredes da sala, para que seja promovido o seu cruzamento, renovando o ar para a saúde dos usuários. Este trabalho verificou o comportamento da iluminação e da ventilação da sala de aula 102 do bloco C34 da UEM com a presença de um brise na sua janela externa e com a inserção de aberturas na parede oposta à fachada iluminada, interna do ambiente. As simulações foram efetuadas nos softwares Luz do Sol e FLUXOVENTO. As conclusões demonstraram que adição de brises diminuíram de maneira significativa a penetração dos raios solares internamente e o acréscimo de uma abertura central baixa na parede oposta à fachada iluminada promoveu a melhor concentração dos fluxos de vento na altura do plano de trabalho do usuário.

 

 

References

BARBER, M. A. Building the case for light shelves. BUILDINGS, Philadelphia, apr. 2007. Disponível em:http://www.buildings.com/tabid/3334/ArticleID/3648/Default.aspx. Acesso em: 12 jun. 2012.

BERTOLOTTI, D. Iluminação natural em projetos de escolas: uma proposta de metodologia para melhorar a qualidade da iluminação e conservar energia. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, São Paulo, 2007.

BORMANN, O. R. Iluminação natural em salas de aula e escritórios com uso de prateleiras de luz. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2003.

CARVALHO, C. V. de A.; MARTHA, L. F.; TEIXEIRA, W. Fluxovento: um simulador gráfico interativo para o estudo de ventilação em ambientes construídos. In: VIII ENCONTRO NACIONAL E IV ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO. 2005, Maceió. Anais...Maceió: ENCAC-ELACAC, 2005, p. 350-359.

DIAS, A. F. A.; GOMES, V. A.; CABÚS, R. C. Componentes de controle de luz natural em salas de aula e seu desempenho conforme a orientação solar do edifício. In: X ENCONTRO NACIONAL E VI ENCONTRO LATINO AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO. 2009, Natal. Anais...Natal: ENCAC, 2009, p. 1394-1400.

DORIGO, A. L.; KRÜGER, E. L. Uso de dispositivos de sombreamento em salas de aula: avaliação de método proposto por Olgyay. In: IX ENCONTRO NACIONAL E V LATINO AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO. 2007, Ouro Preto. Anais...Ouro Preto: ENCAC, 2007, p. 580-589.

FROTA, A. B.; SCHIFFER, S. R. Manual do conforto térmico. São Paulo: Studio Nobel, 2003.

IIDA, I.Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA., F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. São Paulo: PW, 1997.

LANDGRAF, M. A. C.Estudo das Condições Lumínicas e Térmicas de dois Blocos da Universidade Estadual de Maringá. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

MASCARÓ, L. Energia na Edificação: estratégia para minimizar seu consumo. São Paulo: Projeto Editores Associados LTDA, 1991.

RORIZ, M. Software Luz do Sol 1.1. São Carlos, jun., 1995. Disponível em: http://www.labeee.ufsc.br/downloads/softwares/luz-do-sol. Acesso em: 25 jul. 2012.

SARDEIRO, P. S.Parâmetros para a escolha de superfícies translúcidas visando o conforto térmico e visual na edificação. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

VIANNA, N. S.; GONÇALVES, J. C. S.Iluminação e Arquitetura. São Paulo: Virtus, 2001.

WEBER, C. P.O uso do brise-soleil na arquitetura da região central do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

Published

2019-09-27

How to Cite

Vanderlei, P. S., Silva, L. C. da, & Gonçalves, R. B. (2019). Desempenho geométrico de um brise soleil: um estudo sobre seu impacto na iluminação e ventilação natural em uma sala de aula / Geometric performance of a brise soleil: a study of its impact on lighting and natural ventilation in a classroom. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16414–16425. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-191

Issue

Section

Original Papers