Instrumentalização pedagógica: a contribuição do lúdico para o desenvolvimento infantil / Pedagogical tools: the contribution of play to child development

Authors

  • José Henrique Rodrigues Machado
  • Natasha Ferreira Reis
  • Anna Carolina Costa Mendes
  • Walifer Reis
  • Evandro Barros Ribeiro
  • Carmen Sandra Xavier de Souza Duran
  • Pauliene Nunes de Ávila Brazão
  • Elisângela Gonçalves Dutra Rosa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-218

Keywords:

Aprendizagem, Lúdico, Desenvolvimento Infantil.

Abstract

O presente trabalho acadêmico procura visar à importância do desenvolvimento infantil através do lúdico, assumindo sua grande contribuição para a criança na fase inicial. Através desta pesquisa bibliográfica, busca-se contextualizar a aprendizagem como um processo dinâmico que acontece pela interação da criança com o ambiente, com a sociedade e com os indivíduos que a cercam, principalmente o grupo escolar. Além de compreender que viver ludicamente se torna uma forma de ligação com o mundo e a criança se satisfaz em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, sendo um meio privilegiado de inserção na realidade, pois, expressa a maneira como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo a sua volta. Portanto, brincar é uma necessidade fundamental, ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações sociais, desenvolve diversas formas se expressar.

References

BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Ensino fundamental de nove anos: orientações para inclusão das crianças de seis anos. Brasília: MEC/SEF, 2007.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEE/SEF, 1998.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Ensino fundamental de nove anos: orientações para inclusão das crianças de seis anos. Brasília: MEC/SEF, 2007.

Livro de estudo: Módulo II/Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. -Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005. 66p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 5)

LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação, criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez, 2001.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

RALLO, Rose Mary Petry de. A magia dos jogos na alfabetização. Porto Alegre: Kuarup, 1999.

REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança. Porto Alegre: Mediação, 1998.

VIGOTSKY, Lev Semenovic. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979.

______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Published

2021-08-10

How to Cite

Machado, J. H. R., Reis, N. F., Mendes, A. C. C., Reis, W., Ribeiro, E. B., Duran, C. S. X. de S., Brazão, P. N. de Ávila, & Rosa, E. G. D. (2021). Instrumentalização pedagógica: a contribuição do lúdico para o desenvolvimento infantil / Pedagogical tools: the contribution of play to child development. Brazilian Journal of Development, 7(8), 78945–78969. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-218

Issue

Section

Original Papers