Hipodermóclise: uma nova velha alternativa de administração subcutânea / Hypodermoclysis: a new old alternative of subcutaneous administration

Authors

  • Micaela da Silva Constante
  • Fernanda Silva de Souza Rodrigues
  • Andreia Orjana Ribeiro Coutinho
  • Maristela Cassia de Oliveira Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-158

Keywords:

hipodermóclise, cuidados de enfermagem, via de administração, infusão subcutânea.

Abstract

A hipodermóclise é uma prática muito antiga, porém pouco utilizada na medicina moderna como alternativa para administração de fluidos pela via subcutânea.  O estudo tem como objetivo analisar na literatura científica as especificidades da hipodermóclise e os cuidados de enfermagem necessários para manter a qualidade de uso. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A coleta de dados foi realizada através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores: “hipodermóclise”, “cuidados de enfermagem”, “via de administração” e “infusão subcutânea”’ desenvolvidos por diversas áreas da saúde, publicados em língua portuguesa, no período de 2010 a 2020.  Foram selecionados 7 artigos e, a partir de sua análise, criados dois agrupamentos temáticos:  1. Especificidades da Hipodermóclise e 2. Cuidados de Enfermagem no uso da hipodermóclise. Observa-se que a hipodermóclise é uma técnica alternativa de infusão subcutânea, cuja eficácia e benefícios já é comprovada, principalmente, para indivíduos sem condições de ingestão por via oral, para os que não apresentam condições de acesso venoso e para aqueles mais debilitados como os que se encontram em cuidados paliativos e os idosos. Sendo assim, a análise dos artigos permitiu observar a importância do conhecimento desta técnica pelos enfermeiros a fim de prestar uma assistência adequada aos pacientes. Observa-se ainda, que no Brasil o tema ainda carece de estudos e publicações com relatos de experiências.

References

BRASIL. Terapia subcutânea no câncer avançado (Série Cuidados Paliativos). Instituto Nacional do Câncer. Rio de Janeiro. INCA, 2009.

CARDOSO, Daniela Habekost et al. Terapia subcutânea para pacientes em cuidados paliativos: a experiência de enfermeiras na atenção domiciliar. Journal of Nursing and Health, v. 06, n.2, 2016.

GUEDES, Natália de Almeida Barbosa. Complicações da via subcutânea de medicamentos e soluções em cuidados paliativos. Rev. Rene vol.20. Fortaleza, 2019.

OLIVEIRA, Reinaldo Ayer. Cuidado paliativo. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; 2008.

MARTINS, Simone Braga et al . Percepções de cuidadores familiares sobre o uso da hipodermóclise no domicílio. Revista Electrónica Enfermería Actual de Costa Rica, San José, n. 38, p. 103-120, Junho, 2020 .

PONTALTI, Gislene et al. Benefícios da Hipodermóclise na Clínica Paliativa de Pacientes com Câncer: Relato de Caso. Revista Brasileira de Cancerologia, 2017.

PONTALTI, Gislene et al. Via Subcutânea: Segunda Opção em Cuidados Paliativos. Revista Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2012.

PRISMA Statement. PLoS Med.,v. 6, n. 7, 2009. Disponível em: http:// prisma-statement.org/PRISMA Statement/PRISMA Statement.aspx. Acesso em: 17 de março de 2021.

SANTOS, George Luiz Alves et al. Qualificação da assistência de enfermagem paliativista no uso da via subcutânea. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020.

TAKAKI, Christiane Yumi Ishikawa; KLEIN, Gilmara de Farias Souza. Hipodermóclise: O conhecimento do enfermeiro em unidade de internação. ConScientae. v.9, n.3: São Paulo. Junho de 2010.

Published

2021-08-08

How to Cite

Constante, M. da S., Rodrigues, F. S. de S., Coutinho, A. O. R., & Peixoto, M. C. de O. (2021). Hipodermóclise: uma nova velha alternativa de administração subcutânea / Hypodermoclysis: a new old alternative of subcutaneous administration. Brazilian Journal of Development, 7(8), 78048–78057. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-158

Issue

Section

Original Papers