Gerenciamentos dos sistemas de produção/ Management of production systems

Authors

  • Aurea Messias de Jesus
  • Flávio Cristiano da Nóbrega Guedes
  • Nilson José da Costa
  • Natal dos Santos Soares

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-120

Keywords:

Inovação, processo produtivo, gerenciamento.

Abstract

O presente artigo trata-se de um referencial teórico que aborda um estudo sobre ferramentas empregadas no gerenciamento dentro de um  sistema de produção levando em consideração o planejamento entre as etapas do processo produtivo para um melhor aproveitamento dos insumos desde sua entrada como matéria prima até o final da linha de produção como produto acabado. O objetivo do sistema de gerencimento de produção é a proposta de inovação, como melhoria de processo, para  saber lidar com o inesperado. É comum aparecer na forma de problema algo inesperado, mas se tiverem o tratamento adequados, as propostas para solução podem abrir um leque de informações que leva ao desenvolvimento e inovação, melhorando de forma significativa os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige.

References

ABEAÇO,2018. Como são produzidas as latas de aço. Disponível em < http://www.abeaco.org.br/latastexto.html> Acesso em 13/11/2018

AGUIAR, S. Integração das ferramentas da qualidade ao PDCA e ao programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Editora DG, v.1, 2002

ALVAREZ, R. R. Desenvolvimento de uma análise comparativa de métodos de identificação, análise e solução de problemas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. 1996.

ALVES, P. S. Análise dos fatores de influência na escolha da embalagem para refrigerante. Caderno UniFOA. Abril, 2014.

ANDRADE, J. J. O. Estudo de caso da aplicação do indicador de eficiência global de equipamentos (OEE) para diagnóstico e melhoria de produtividade em uma linha de produção automotiva. ENEGEP. Salvador BA, BR. 2009.

BAUER, J.E.; DUFFY, G.L.;WESTCOTT,R.T. The Quality improvement handbook. EUA: ASQ, 2002.

BOHN, R. Stop fighting fires. v.78, p. 82-92. Boston: Harvard Business Review, 2000.

Bundchen C.; Lucini F. R; Werner, L. aplicação da metodologia seis sigma em uma empresa de distribuição de energia da região sul do Brasil ENEGEP Fortaleza, CE, Brasil, 2015.

CAMPOS, F. A. L. Uma investigação sobre a solução de problemas a partir da experiência sobre do CCQ: análise da teoria e da prática. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. 2004.

CAMPOS, V. F. Controle da qualidade total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992.

CHRISTOPHER, M. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 4ª Ed. Cengage Learning. São Paulo: 2012.

CLETO, M.G. Gestão de projetos através do dmaic: um estudo de caso na indústria automotiva. ABEPRO. Universidade Federal do Paraná – PPGEP/UFPr. 2011.

DAL’CORTIVO, Z. Aplicação do controle estatístico de processo em sequências curtas de produção e análise estatística de processo através do planejamento econômico. Engenharia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

DEZORZI, M. Ferramentas da Qualidade aplicadas à gestão de recursos humanos: a transformação do profissional no RH em Parceiro Estratégico do Negócio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.

FABRIS C. B. Aplicação das ferramentas da qualidade em um processo produtivo em uma indústria de ração. Medianeira, 2014.

FERREIRA, A. R.; Ferreira P. R. Implantação da metodologia seis sigma para melhoria de processo, utilizando o ciclo o DMAIC. ENEGEP. 2015.

FLEMMING, D. A. Seis sigma um estudo aplicado ao setor eletrônico. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. 2003.

GALUCH, L. Modelo para implementação das ferramentas básicas do controle estatístico do processo-CEP em pequenas empresas manufatureiras. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

GARVIN, D. A. Construindo a organização que aprende. In Gestão do Conhecimento: On Knowledge Management. Série Harward Business Review Book. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

GHINATO, P. (1996) – Sistema Toyota de Produção – Mais do que simplesmente Just-In-Time. Editora da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul.

GHOSH, M.; SOBEK, D. Effective metaroutines for organizational problem solving. Mechanical and Industrial Engineerinr Department, Bozeman, 2002.

ISHIKAWA, K. Controle da qualidade total: a maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus,1993.

KAMADA, S. Como Operar um “Andon”. Disponível em: < http://www.lean.org.br/ comunidade/artigos/pdf/artigo_36.pdf > Acesso: 18 nov. 2015.

KANASHIRO, M. A. Análise do sistema de abastecimento das linhas de montagem de uma fábrica de eletrodomésticos / M.A. Kanashiro. – São Paulo, 2003. 106p.

LOBOS, J. Qualidade através das pessoas. São Paulo: J.Lobos, 1991.

MACHADO, L. G. Aplicação da metodologia PDCA: Etapa P (Plan) com suporte das ferramentas da qualidade. 48 f. Monografia (Título em Engenheiro de Produção), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007.

MEIRELES, M. Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas nas organizações com foco no cliente. São Paulo: Arte e Ciência, 2001.

MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. 5 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

MPMA, 2015. How a three-piece welded food can is made. Disponível em < http://www.mpma.org.uk/pages/data/3piecedrinkscanlores.pdf> Acesso: 13/11/2018.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Editora Bookman, 1997.

OLIVEIRA, M. A. F. Gerenciamento de riscos em processos de gestão de segurança da informação baseado no modelo DMAIC. ENEGEP.Salvador, BA, Brasil, 2009.

PALADY, P.; OLYAY, N. The status quo’s feilure in problem solving. v.35 n.8 Milwaukee: Quality Progress, 2002.

PIVA, A. C. Utilização do princípio 80/20 como fonte de vantagem competitiva.

Universidade do extremo sul catarinense – UNESC. 2006.P.26

REICHERT, C. Estudo e padronização dos processos de gestão das secretárias da pós-graduação lato sensu em uma instituição de ensino superior. Belo Horizonte 2011.

RENO G. W. S. Aplicação das ferramentas da qualidade para redução na quebra de prendedores de roupa em uma empresa de injeção de plásticos. Fortaleza, CE, Brasil, 2015.

RIANI, A. M. Estudo de Caso: O Lean Manufacturing Aplicado na Becton Dickinson [Minas Gerais] 2006 XLIV, 44 p. 29,7 cm (Faculdade de Engenharia, B.Sc.,Engenharia de Produção, 2006) Tese - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF.

ROTONDARO, Roberto G. 2002. Seis Sigma - Estratégia Gerencial para a Melhoria de processos, Produtos e Serviços. São Paulo : Editora Atlas, 2002.

SCHROEDER, R. G., LINDERMAN, K., LIEDTKE, C., CHOO, A. S. Six sigma:

definition and underlying theory. Journal of Operations Management, v. 26, n. 4, p. 536-554, 2007.

SCHUMACHER, Alexandre José. Padronização de Processos Produtivos (gestão da Qualidade Total – TQC), a Busca pela Confiabilidade e Maior Competitividade no Mercado, e, seus Reflexos Sociais. UNIOEST/Campus de Toledo, 2000.

SEVEGNANI, G. Sistema de monitoramento de paradas de máquina em uma linha de usinagem - UM ESTUDO DE CASO. ENEGEP, 2010.

SILVA, F. F. ; Rainha, D. A.; Oliveira, O. J. Procedimentos para identificar produtos de alto faturamento e baixa lucratividade utilizando a metodologia seis sigma: uma ferramenta para a competitividade. Fortaleza, CE, Brasil, 2015.

SIMÕES, M. Q. M. Proposta para Desenvolvimento de Dispositivos de Prevenção Contra Falhas em Serviços. Porto Alegre, RS, Brasil, 2005.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção.

Segunda edição. São Paulo: Atlas, 2002.SUZUKI, Tokutaro – TPM in Process industries. Portland, USA: Produtivity Press, 1994.

TERNER, G. L.K. Avaliação da aplicação dos métodos de análise e resolução de problemas em uma empresa metal – mecânica. Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Porto Alegre, RS. UFRS. 2008.

Webstaurantstore, 2015. Types of food cans and food can sizes guide. Disponível em <http://www.webstaurantstore.com/guide/675/types-of-food-cans-and- food-can-sizes-guide.html> Acesso: 13/11/2018.

WERKEMA, M. C. C. Criando Cultura Seis Segmas - Serie Seis Sigmas Volume 1 -– WerkeMestrado em ma Editora. 2004

WOMACK, J.; JONES, D.; ROOS, D. A Máquina que Mudou o Mundo. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2004.

ZELLNER, G. (2011); A structured evaluation of business process improvement approaches.Business Process Management Journal, v. 17, n. 2, p.203-237

Published

2021-08-06

How to Cite

Jesus, A. M. de, Guedes, F. C. da N., Costa, N. J. da, & Soares, N. dos S. (2021). Gerenciamentos dos sistemas de produção/ Management of production systems. Brazilian Journal of Development, 7(8), 77536–77554. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-120

Issue

Section

Original Papers