Análise estatística da variabilidade da precipitação para o Município de João Pessoa-PB / Statistical analysis of the variability of precipitation for the Municipality of João Pessoa-PB

Edgleidson Lima Rodrigues, Renato Francisco Cândido Lopes, Francisco de Assis Salviano de Sousa

Abstract


No Nordeste Brasileiro é característica a significativa variabilidade espacial e temporal da precipitação pluvial, proveniente da atuação de diferentes sistemas meteorológicos. Este trabalho apresenta uma análise estatística da variabilidade da precipitação em João Pessoa-PB. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado dados pluviométricos da AESA. Com base na estatística descritiva procuramos delinear um panorama da variabilidade anual, sazonal e mensal. O mês de dezembro apresentou o maior coeficiente de variação. O maior desvio padrão foi observado no mês de junho, período de transição entre o outono e inverno, apresentando-se como o mês de maior variabilidade pluviométrica, o maior índice pluviométrico do acumulado total anual do período foi observado no ano de 1994 com 2804,4 mm, e o ano que apresentou o menor valor de precipitação foi 1999 com 972,9 mm para o município de João Pessoa-PB.


Keywords


Precipitação, Estatística, Variabilidade.

References


VIANELLO, R. L. Meteorologia básica e aplicações. 1ª Ed. Viçosa: Imprensa Universitária, 1991. 449 p.

AZEVEDO, P. V.; SILVA, V. P. R. Índice seca para a microrregião do agreste da borborema no estado da Paraíba. Revista Brasileira de Meteorologia, v.9, n.1, p. 66-72, 1994.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional/SDR. Relatório Final do Grupo de Trabalho Interministerial para Redelimitação do Semi-árido Nordestino e do Polígono das Secas. Brasília, DF, 2005. p.118.

PEREIRA, I. M.; ANDRADE, L. A.; BARBOSA, M. R. V.; SAMPAIO, E. V. S. B. Composição florística e análise fitossociológica do componente arbustivo-arbóreo de um remanescente florestal no Agreste Paraibano. Acta Botânica Brasilica, v.16, n.3, p. 357 369, 2002.

LUCENA, D. B.; GOMES FILHO, M. F.; SERVAIN, J. Avaliação do impacto de eventos climáticos extremos nos Oceanos Pacífico e Atlântico sobre a estação chuvosa no nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 26, n. 2, p. 297-312, 2011.

MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia noções básicas e climas do Brasil. São

Paulo: Oficina de Textos, 2007.206p.

MOLLION, L. C. B; BERNARDO, S. O. Uma revisão da dinâmica das chuvas no Nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Meteorologia., nº1, vol.17, p. 1-10, 2002

FERREIRA, A. G; MELLO, N.G.S. Principais sistemas atmosféricos atuantes sobre a região Nordeste do Brasil e a influência dos oceanos Pacífico e Atlântico no clima da região. Revista Brasileira de Climatologia, vol.1, nº 1. p.15-28, 2005.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cidades. Paraíba, João Pessoa. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2021.

Silva, F. A. G. Da. O vento como ferramenta no desenho do ambiente construído: uma aplicação ao nordeste do Brasil. 1999, 234 p. Tese (Doutorado em Arquitetura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-481

Refbacks

  • There are currently no refbacks.