A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training

Márcia Alessandra Beltrão Soares, Silvia Pantoja de Souza, Lucinete Gadelha da Costa

Abstract


O objetivo deste artigo é compreender o conceito de autonomia na formação do professor e suas implicações para o fazer pedagógico, através dos seus contextos e suas diferentes realidades. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa que por meio da revisão de literatura, desenvolveu reflexões a respeito dos processos de formação. Assim sendo, os resultados desse estudo, apontam para um pensar sobre os processos de formação do professor, que precisam possibilitar a promoção de políticas públicas de formação e consequentemente de investimento, considerando que um país que não se preocupa com a qualificação dos seus profissionais, não poderá construir uma educação pública significativa.  


Keywords


Autonomia, Formação de Professores, Políticas Públicas.

References


LIVRO

CONTRERAS, J. A Autonomia de Professores. Cortez Editora. 2° ed. 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas. Ana Maria Araújo Freire. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991. P. 61-92.

SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação: Trajetória, Limites e Perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2000.

SAVIANI, D.História da idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

ARTIGO EM PERIÓDICO:

EVANGELISTA, O. SHIROMA, E. O. A colonização da utopia nos discursos sobre profissionalização docente. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. 02, jul./dez, 2004, p. 525-545.

PACHECO, J. A. Teoria curricular crítica: os dilemas e (contradições) dos educadores críticos. Revista Portuguesa de Educação. P. 49-71. 2001. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/542/1 /07JosePacheco.pdf.

BARBOSA, J.A., SILVA, S.A. R., PINTO, F. S. de. Formação Continuada de professores: políticas, contextos e práticas. Revista Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.7, n 6, p. 55059-55069, Junho 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-464

Refbacks

  • There are currently no refbacks.