Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education

Ana Paula Santos da Silva, Adriana Andrade Ruas, Rivia Arantes Martins, Natal dos Santos Soares

Abstract


Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. 


Keywords


Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.

References


ARANTES, Vanessa Ferreira Silva. "História E Memória Da Alfabetização Em Canápolis-MG: Revisitando as Cartilhas Utilizadas no Período de 1933-1971.". Dissertação de mestrado - Universidade de Uberaba-UNIUBE, Uberaba, 2013.

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. 64 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/92 a 53/2006 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Brasília: Casa Civil; 2015.

DIAS, S. Asperger y su síndrome en 1944 y en la actualidad. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 18.2: 307-313, 2015.

LOMBARDI, José Claudinei. História e historiografia da educação no Brasil. Revista HISTERDBR,(14). Recuperado de http://www. histedbr. fe. unicamp. br/revista/revis/revis14/art4_14. pdf, 2004.

DE MIRANDA CORREIA, Luís. A escola contemporânea ea inclusão de alunos com NEE: Considerações para uma educação com sucesso. Porto, 2008.

MONTEIRO, Rejo Levi; SILVA, Ana Paula Santos; FREITAS, Maurício Barcelos de. Materiais alternativos no ensino de ciências. Anais... In: IX Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, Uberlândia, 2019).

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-463

Refbacks

  • There are currently no refbacks.