Ócio, Cultura e Culinária: Festival Gastronômico da Pipa-RN no Fomento do Turismo do Nordeste Brasileiro / Leisure, Culture and Cuisine: Gastronomic Festival of Pipa-RN in the Promotion of Tourism in the Northeast of Brazil

Gabriela Targino, Fernando Manuel Rocha da Cruz

Abstract


Os espaços turísticos são reflexos de sentido e de valores culturais diversificados, os quais remetem a um conjunto de significados e símbolos vetores da atração de novas pessoas para consumo e uso dos recursos ofertados no lugar. A sociedade contemporânea tem sido, também, reflexo de variadas formas de usufruir o espaço em que vive. Seja na agitação dos centros urbanos com shopping e aglomerados de comércios, ou em momentos de férias e visitações a outros lugares e espaços para ócio, com tempo livre do trabalho e momentos de relaxamento. Os eventos culturais são atualmente veiculadores na fomentação da cadeia produtiva do turismo.  A Praia da Pipa, localidade pertencente à cidade de Tibau do Sul (RN), no estado do Rio Grande do Norte, faz parte do traçado na costa litorânea do Nordeste do Brasil. O interesse dos investidores nas cidades litorâneas potiguares, em virtude das belezas naturais, impulsionou o crescimento e desenvolvimento, por se tratarem de zonas de praias, alvo de especulação imobiliária e investimentos em empreendimentos do setor turístico. Essa praia, destino turístico, na última década tem sido promotora do Festival Cultural Gastronômico da Pipa, envolvendo culinária, arte, cultura e lazer. Possui uma trajetória em sua história que perpassa o viés da gastronomia em virtude da região possuir restaurantes e bares que prezam pela inserção de insumos típicos do nordeste brasileiro. O evento é símbolo temático, e atualmente um ícone na localidade, proporcionando a valorização da localidade, bem como da cidade de Tibau do Sul-RN. É igualmente símbolo da cultura e da culinária que se expandem no âmbito da trajetória que em 2018 completa quatorze anos de edição e 15 anos de existência, favorecendo o desenvolvimento de um núcleo centrado não apenas na praça pública, mas que permite ganhar novas centralidades na distribuição e uso dos espaços. Os valores culturais de um lugar podem ser expressos de forma diversificada em um estudo. Nesse olhar, o trabalho faz uma ponte com o diálogo sobre o ideário de Sanchéz, quando trata o simbólico urbano remetendo a ideia de espetáculo urbano que hoje se observa presente nas cidades, as quais o adotam como símbolo de renovação. Diante disso, o trabalho desenvolvido conta em termos metodológicos, com uma pesquisa qualitativa durante o período de 2013-2015 onde se realizou observação participante complementada com registros fotográficos e entrevistas semiestruturadas. Como principal conclusão observa-se uma forte agregação econômica, política e social local durante a promoção do evento, tendo em conta o objetivo da pesquisa que se centra na dinâmica sociocultural do Festival Cultural Gastronômico da Pipa enquanto evento cultural.


Keywords


Espaços turísticos, Eventos culturais, Praia da Pipa-RN.

References


Acselrad, H. (2009). Vigiar e unir: a agenda da sustentabilidade urbana? In: A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina.

Coriolano, L. N. (2006). Espaço poder e exclusão: contexto econômico-social do patrimônio cultural e do lugar turistificado. Patrimônio cultural: da memória ao sentido do lugar. Editora Roca.

Cruz, F. M. R. (2011). A tematização nos espaços públicos: estudo de caso nas cidades de Porto, Vila Nova de Gaia e Barcelona: Uma análise sobre a qualidade e estrutura dos espaços públicos. Tese de doutorado. Porto: FLUP.

Festival Gastronômico da Pipa. (2014). Acedido em 27-06-2018, em http://festivaldapipa.com.br/ Martins, C. (2006). Patrimônio cultural: da memória ao sentido do lugar. Editora Roca.

Sánchez, F. (2010). A reinvenção das cidades para um mercado mundial. Chapecó, SC: Argos.

Santos, M. (1987). Espaço do Cidadão. São Paulo: NOBEL.

Targino, G. (2015). A relevância dos eventos culturais para a economia criativa – pesquisa qualitativa na Praia da Pipa, Tibau do Sul/RN. Dissertação de mestrado. Natal, RN: UFRN




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-410

Refbacks

  • There are currently no refbacks.