Proposta de construção de um sistema de aquisição de dados para o estudo de movimentos em queda livre utilizando sensores indutivos em plataforma arduino / Proposal for the construction of a data acquisition system for the study of free fall movements using inductive sensors on an arduino platform

Emílio Ferreira Martins, Artur Vitorio Andrade Santos, Laffert Gomes Ferreira da Silva

Abstract


O uso de técnicas para aquisição de dados vem se intensificando e evoluindo junto com a tecnologia. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema para a aquisição de dados utilizando sensores indutivos em experimento de queda livre. Para o desenvolvimento do sistema, utilizara-se plataforma Arduíno, visto que é uma plataforma utilizada em aplicações industriais, automação e desenvolvimento de projetos. As vantagens de utilização do Arduíno encontra-se em uma plataforma barata e de fácil utilização. Para demonstrar o sistema, o mesmo foi aplicado ao estudo da aceleração da gravidade em queda livre, onde já existe uma solução comercial para aquisição  de dados, mas por conta de ser uma plataforma comercial, existe um alto custo para aquisição e manutenção desses equipamentos. Para confecção do projeto, foi utilizado uma placa Arduíno UNO R3 e sensores indutivos LJ12A3-4-Z/BX, sendo a parte estrutural, todas as peças impressas em 3D. Com o primeiro programa desenvolvido, foi realizado o primeiro protótipo, onde com os dados obtidos, o sistema se mostrou bastante confiável para realizar medições de tempo para cálculo de aceleração da gravidade e de baixo custo, em comparação com as soluções comercias, se mostrando uma solução barata e de fácil aquisição e manutenção, um dos pontos positivos no sistema desenvolvido é a possibilidade de atualizações e modificações, onde o sistema desenvolvido pode ser acoplado em nuvem para armazenamento de dados e controle remoto ou até um sistema de Database para comparação de medidas e armazenamento de medidas. Será apresentado o desenvolvimento deste sistema e os componentes necessários em caso de replicação para outras áreas.


Keywords


Arduíno, Aquisição de Dados, Sistemas Embarcados.

References


ARDUINOCC. Arduino Uno SMD. 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

AZEHEB. Laboratórios Educacionais. 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

BALLOCK, I. R. Protótipo de um sistema para supervisão de equipamentos industriais. 2003.

ETT. ETT. 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

EVANS, M.; NOBLE, J.; HOCHENBAUM, J. Arduino em Ação. São Paulo: Novatec, 2015.

FILIPEFLOP. FilipeFlop. 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

MCROBERTS, M. Arduino Basico. São Paulo: Novatec, 2015. MONK, S. 30 projetos com Arduino. Porto Alegre: Bookman, 2014.

NACIONAL INSTRUMENTS. O que é aquisição de dados? 2019. Disponível em:

. Acesso em: 18 nov. 2019.

NACIONAL INSTRUMENTS. O que é condicionamento de sinal? 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

OMEGA COMPANY. Aquisiçao de Dados(Introdução aos Sistemas de Aquisição de Dados). 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

REIS, F. dos. Enviando e recebendo dados com Serial Monitor no Arduíno. 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

SCIENTIFIC, B. B. Brasil 3B Scientific. 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.

TEIXEIRA, M. M. Transdutor. 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-408

Refbacks

  • There are currently no refbacks.