Educação ambiental na área de proteção ambiental da Bica do Ipu, Ceará: desafios para a busca de sustentabilidade/ Environmental education in the environmental protection area of Bica do Ipu, Ceará: challenges for the search of sustainability

Francisca Lusimara Sousa Lopes, Vanda Claudino Sales

Abstract


A Bica do Ipu é uma cascata alimentada pelo Riacho Ipuçaba que se situa na cidade do Ipu, no Planalto da Ibiapaba, Oeste do Ceara, a cerca de 390 km de distância da capital. Em função das características naturais peculiares da área, em 1999 o Governo do Estado do Ceará criou a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, abrangendo uma área de 3.484,66 hectares. No entanto, a partir de levantamentos realizados na área, verifica-se que falta consciência ambiental por parte da parte da população que habita a APA e o seu entorno em relação à importância da preservação ambiental desses recursos hídricos. No tocante a isso, pretende-se realizar uma pesquisa de cunho geográfico voltada para a educação ambiental, com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de preservação dos recursos hídricos, visando à realização de usos sustentáveis da natureza, como forma de desenvolvimento socioeconômico. Pretende-se, para tanto, realizar parcerias com a gerência da APA, com as ONGs, os sindicatos e o Poder Público.


Keywords


Educação Ambiental, Proteção Ambiental, Recursos Hídricos

References


AB’SABER, A.N. O domínio morfo-climático semi-árido das caatingas brasileiras. São Paulo: IGEOGU-USP, 1974. 34 p. (Geomorfologia, 43).

BOLEA, Maria Tereza Estevan- Evaluaciones de impacto ambiental. Madrid, Secretaria General de la CIMA, 1982, 80P.

CLAUDINO SALES, Megageomorfologia do Estado do Ceará. História da Paisagem Geomorfológica, 2016. Sao Paulo: Nova Edicoes Academicas, 59 p.

COSTA GOMES, P.C. Geografia e Modernidade. 2000. Rio de Janeiro: Berttrand Brasil, 366 p.

SANTOS, M. Por Uma Geografia Nova. São Paulo: Editora Hucitec, 1978. 236p.

Superintendência Estadual do Meio Ambiente- Governo do Estado do Ceará, disponível em: http://www.semace.ce.gov.br/2010/12/area-de-protecao-ambiental-da-bica-do-ipu/




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-403

Refbacks

  • There are currently no refbacks.