Três mulheres, três vidas em uma escola: a trajetória de docentes do instituto profissional feminino Orsina da Fonseca (IPFOF)/ Three women, three lives in one school: the trajectory of teachers at the Orsina da Fonseca women's professional institute (IPFOF)

Denize Aguiar Sepulveda, Teresa Vitória Fernandes Alves

Abstract


Este artigo tem um compromisso político com a História do Tempo Presente, no momento que buscamos dar visibilidade a história de mulheres, professoras, mães, política e suas atuações em diferentes espaços, mas, fundamentalmente, na educação laica de mulheres. Considero importante destacar a história de Leolinda de Figueiredo Daltro, Lucília Villa Lobos e Zaíra de Oliveira em um simpósio que visa discutir gênero e sexualidade pelo o QUÊ na sua história contribui para refletirmos sobre os movimentos feministas e as transgressões de gênero que podem ocorrer no campo da educação.


Keywords


Profissão Docente. Magistério Feminino. Trajetória. Brasil República. Instituto Profissional Feminino.

References


BONATO, Nailda Marinho da Costa. “Imagens da escola profissional feminina no distrito federal”. In: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis09/art17_9.html, acesso em 15/09/2020

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminino e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

DOSSE, F. A História. Bauru, SP: EDUCS, 2003.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

GOMES, Ângela de Castro. “A escola republicana: entre luzes e sombras”. In: A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; CPDOC/FGV, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4ª edição. Campinas: Unicamp, 1996.

LOURO, Guacira Lopes. “Uma leitura da história da educação sob a perspectiva do gênero”. In: Projeto História. São Paulo, 11 nov, 1994.

McLAREN, P. Rituais na Escola: em direção a uma economia política de símbolos e gestos na educação. Petrópolis: Vozes, 1992.

ROCHA, Paolla Rolon; SEVERINO, Jorismary Lescano; RODRÍGUEZ, Margarita Victoria. “Era Vargas (1930-1945): notas sobre o ensino secundário”. In: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22608, acesso em 24/06/2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-398

Refbacks

  • There are currently no refbacks.