A aplicabilidade dos meios radiodiagnósticos na identidade e identificação cadavérica: uma revisão integrativa da literatura/ The applicability of radiodiagnostic means in identity and cadverical identification: a review

Nadja Batista Silva, Jâmeson Ferreira da Silva, Hindemburgo Adoniran Lopes Filho

Abstract


Introdução: A identificação cadavérica utiliza-se de técnicas especiais para determinar a identidade de alguém, dividindo os métodos em primários e secundários que podem ser utilizados de forma junta ou separada. A identificação radiológica é fundada na conferência de exames anteriores e posteriores a morte, com o intuito de encontrar marcos anatômicos que corroborem com a identidade. Objetivo: O presente estudo visa uma análise sobre a identificação cadavérica e suas técnicas especiais para determinar a identidade de alguém. Tem como propósito demonstrar os principais benefícios da aplicabilidade dos meios radiodiagnósticos na identidade e identificação cadavérica.  Metodologia: Para tanto, foi realizada uma análise bibliográfica, baseando-se em temas e estudos já realizados, coletados a partir das bases: Scielo, Science.gov e Pubmed, no período de 2016 – 2019, nos idiomas português e/ou inglês, a partir da combinação dos descritores: identificação cadavérica, odontologia legal e identificação radiológica. A busca totalizou 15 artigos, no qual 10 foram selecionados para análise. Resultados: Os resultados apontaram que os exames radiográficos realizados ante-mortem e post-mortem do indivíduo, mostram-se um ponto chave na identificação da causa de morte, uma vez que podem ser utilizados para fins comparativos fornecendo um grande número de evidências e dados. Conclusão: De acordo com o presente artigo, pode-se concluir que os exames realizados anteriormente à morte da vítima são extremamente eficientes na análise de identificação. Verificou-se com a análise, que os exames odontológicos são confiáveis, ágeis e muito importantes na identificação humana.


Keywords


Identificação Cadavérica, Odontologia Legal, Identificação Radiológica.

References


BORGES, Ranyelly et al. Métodos de identificação por meio da radiologia empregados na odontologia forense. 2017.

CURI, Janaina Paiva et al. Necropsia odontolegal: técnicas e vias de acesso com finalidade de identificação humana. Revista Brasileira de Odontologia Legal – RBOL, p. 50-60, 2019.

AZEVEDO, Laryssa santos de. Meios de identificação humana na odontologia forense: revisão de literatura. 2019.

ABREU, Thalita Queiroz. Radiographic analysis of forensic dentistry. 2016.

COSTA, Márcio Gurgel. Atuação do cirurgião dentista na identificação humana postmortem: revisão de literatura. 2017.

COSTA, Alice Arruda. A odontologia legal e a identificação humana post-mortem. 2019.

DEBORTOLIL, Eduardo. Odontologia legal: reconhecimento e identificação humana. 2019.

DE ANDRADE, Simone Aparecida Fernandes. A atuação do técnico e do tecnólogo em radiologia na área forense. UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 30, p. 26- 31, 2016.

FIGUEIREDO, Antonio Macena de. Tanatologia: Abordagem histórico-filosófico da morte no contexto da medicina legal e do direito. 2020.

RAMOS, Maria Luiza Gioster. et al. Técnicas de identificação humana em Odontologia Legal. 2021.

MARTINS, Larissa Fernanda Cabral. Identificação humana através das radiografias odontológicas: descrição da técnica. 2018.

MANGANOTTI, Ana Beatriz Manetti. et al. Análise e classificação da rugosidade palatina em um grupo de jovens adultas brasileiras. 2021.

PRABHAT, Mukul. Computed tomography based forensic gender determination by measuring the size and volume of the maxillary sinuses. 2016.

SILVA, F. L. M., Antunes, A. A., Carvalho, M. V. D., Soriano, E. P., Saboia, R. S. C., & Porto, G. G. (2019). Avaliação do padrão morfológico de rugoscopia palatal em uma população brasileira. Revista Brasileira de Odontologia Legal, (2), 2-12.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-386

Refbacks

  • There are currently no refbacks.