A iniciação científica no ensino médio como ferramenta pedagógica para autonomia intelectual e exercício científico/ Scientific initiation in high school as a pedagogical tool for intellectual autonomy and scientific exercise

Tatianne Feitosa Soares, Haroldo de Vasconcelos Bentes

Abstract


Este artigo objetiva analisar as respostas dos alunos pesquisados no Ensino Médio Integrado no IFPA Campus Belém, 2º. Ano do curso de mineração, inseridos nas etapas de iniciação científica, na disciplina Filosofia III, período 2020/2, no limiar do perfil aluno-pesquisador. Assim, a proposta metodológico-científica articulou-se didática e interdisciplinarmente, com os temas filosóficos da disciplina e as bases científicas do método da Ciência, a partir da questão problema: a iniciação científica potencializa autonomia intelectual e domínios científicos? Como aportes neste contexto, os fundamentos pedagógicos e científicos do trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A investigação instrumentalizou questionário online com os sujeitos alunos, visando à compreensão do real impacto da articulação da iniciação científica na rotina escolar e na formação técnico-científica dos alunos na última etapa da Educação Básica. Na avaliação dos alunos envolvidos, o processo despertou o entusiasmo a novos aprendizados e, à maioria deles, afirmou que a iniciação científica, quando bem planejada e liderada por professores-orientadores comprometidos, forja visão positiva ao ensino superior e desenvolve habilidades comportamentais e científicas relevantes ao exercício da vida profissional e social.


Keywords


Iniciação Científica, ensino médio, aprendizado, habilidades .

References


BENTES, Haroldo de Vasconcelos; COIMBRA, Fernanda Cristina. Filosofia E Trabalho: Uma Reflexão no Limiar da Sobrevivência e da Liberdade No Contexto Da Iniciação Científica. In: III Colóquio Nacional. Eixo Temático II – Práticas integradoras em educação profissional, Natal: IFRN, 2015, p.2. ISSN: 2358-1190

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. Disponível em:< file:///C:/Users/User/Downloads/diretrizes_curiculares_nacionais_2013%20(3).pdf>. Acesso em: 15 ago. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). 2016. Normas e apresentações do PIBIC-EM. Disponível em:https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-ict/pibic-em / Acesso em 21/01/2021.

DEMO, P. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. 12 ed. São Paulo. Editora Cortez, 2006.

FILIPECKI, A., Barros, S. S. & Elia, M. F. (2006). A visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes de ensino médio. Ciência & Educação, 1(2) 199-217.

DINIZ, Elza Magela. Educação profissional x formação humana: processo de disputa ou complementação de saberes? Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.6, p. 57065-57080 jun. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. p 128.

Resolução N° 148/2016-CONSUP DE 08 DE SETEMBRO DE 2016.

KUENZER, A. Z. (Org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KUENZER, A. Z. O trabalho como princípio educativo. Cad. Pesquisa, São Paulo: 1989.

MARTINS, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 6. ed. Campinas: Papirus, 2009.

NEVES, R. M. C. (2001). Lições da iniciação científica ou a pedagogia do laboratório. Hist. cienc. saúde-Manguinhos, VII(3), pp. 71-97.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (2002b). Um capítulo metodológico: os estudos de caso. In J. Oliveira-Formosinho & T. M. Kishimoto (Eds.), Formação em Contexto: Uma estratégia de integração (p. 92). São Paulo: Thomson.

RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa é educar para a argumentação. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Pesquisa em Sala de Aula: Tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 37.

SOUZA, M. L. M. (2005). Reflexões sobre um Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio. [Abstract]. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-385

Refbacks

  • There are currently no refbacks.