Novas funções e mix diferenciado nos shopping centers emergentes contemporâneos / New functions and differentiated mix in contemporary emerging malls

Maria Luiza Fava Grassiotto, Denise de Cássia Rossetto Januzzi, Junker de Assis Grassiotto

Abstract


Nos EUA, a partir dos anos 50 uma política de descentralização urbana foi implementada, incentivando o deslocamento populacional para as periferias. Consequentemente o comércio acompanhou o mercado consumidor e um conjunto de fatores propiciou o surgimento do shopping center, empreendimento de base imobiliária que acabou se transformando no mais moderno sistema administrativo varejista da atualidade. No princípio somente como modelo de compras. A partir de meados da década de 1960, houve a ampliação das funções e do mix, que propiciou o surgimento de diversos tipos de forma acelerada. Maitland, em 1990, identificou sete tipos de shoppings. Atualmente são mais de vinte. Dentre os tradicionais, destacam-se: o de vizinhança, o de comunidade, os outlets de fábrica, os de entretenimento e os regionais (lifestyle centers, resorts de varejo). Dentre os shoppings emergentes destacam-se: os de destino de varejo e entretenimento; especializados; os direcionados às estações de trem e metrô; além dos localizados em aeroportos. De generalistas num primeiro momento, os shoppings se tornaram cada vez mais especializados, focados em atender às novas necessidades e anseios do consumidor. Este texto primeiramente comenta aspectos concernentes ao surgimento dessa variedade tipológica de shopping centers, que incluem a trilogia do sucesso: varejo; alimentação; e lazer. Em seguida analisam-se características de planejamento e projeto de exemplares internacionais e nacionais, instalados em nós de transporte, estações de metrô e trem. Destacam-se: Terminal 3 do aeroporto de Heathrow; Shopping Itaquera e Complexo Tatuapé, ambos em estações de metrô. A característica desses shoppings em estações, é que são de função secundária, onde a primária é o transporte, se beneficiando, porém, do grande número de pedestres. Na origem atendem a comunidade residente; no destino as áreas centrais de trabalho. Ao final destaca-se o papel diferenciado desse tipo de shopping para o desenvolvimento e maior sustentabilidade das cidades.


Keywords


Tipos de Shopping Centers, Shopping Centers Emergentes, Shopping Centers em Estações de Metrô, Shoppings de Aeroportos, Shoppings Em Nós de Transporte.

References


AEROPORTO de Londres – Heathrow. Disponível em: . 2p. Acesso em: 19 jul. 2019.

ANCAR IVANHOE. Shopping Metrô Itaquera inaugura expansão. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2019.

ARBEX, Pedro. Shopping Metrô Itaquera conclui obra de expansão e dobra o número de lojas. Disponível em: < https://www.dci.com.br/comercio/shopping-metro-itaquera-conclui-obra-de-expans-o-e-dobra-o-numero-de-lojas-1.533210>. Acesso em: 28 jul. 2019.

COLEMAN, Peter. Shopping Environments – evolution, planning and design. 1ª Ed. Oxford: UK. Elsevier Ltd., 2006.

COMPLEXO Tatuapé. AD Shopping . Disponível em: Acesso em: 19 jul. 2019.

GRASSIOTTO, Maria Luiza Fava; GRASSIOTTO, Junker de Assis. O papel fundamental da geometria em projetos arquitetônicos de shopping centers. In: 9ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL da LARES – Latin American Real Estate Society “Real Estate e os efeitos da crise financeira”. 2009. São Paulo: Anais... São Paulo: Núcleo de Real Estate – POLI/USP, 2009, p. 186/01-186/12. CD-ROM.

HEATHROW Airport. Disponível em: . 14p. Acesso em: 19 jul. 2019.

KELVER, Ann De. Experience Shopping – where, why and how people shop all over the world. Tielt: Lannoo Publishers, 2008. ISBN: 978-90-209-7857-5

LOBEL, Fabricio. Metrô já é o quinto maior ‘shopping’ de SP. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 jun. 2019. Caderno Cotidiano, p. B1.

Mercado em Foco. Evento com palestras oferecido pela Associação Comercial de Londrina (ACIL). Londrina: Centro de Eventos Aurora Shopping. 21 Mar. 2018.

REZENDE, Vinícius Biagioni; PAULA, Daniel Henrique de Souza. O comércio eletrônico e a defesa do consumidor nas relações de consumo. In: Brazilian Journal of Development, Curitiba: v.7, n.5, p.47882-47901, maio 2021. ISSN: 2525-8761. DOI: 10.34117/bjdv7n5-271.

SÃO PAULO Capital. Metrô Tatuapé. Disponível em: Acesso em: 19 jul. 2019.

(SP) SÃO PAULO, Itaquera, Expansão do Shopping Metrô Itaquera. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2019, 12 p.

SHOPPING Boulevard Tatuapé no Tatuapé – SP – Encontra Tatuapé. Disponível em: < https://www.encontratatuape.com.br/tatuape/shopping-boulevard-tatuape.shtml>. 2p. Acesso em: 22 jul. 2019.

SHOPPING Metrô Itaquera. Saiba mais sobre o Shopping Metrô Itaquera. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-376

Refbacks

  • There are currently no refbacks.