Cônica Parábola: dificuldades de ensino e aprendizagem / Parabolic conic: difficulties in teaching and learning

Marc Santos Peyrerol, Fábio José da Costa Alves

Abstract


O trabalho trata da investigação da aprendizagem da cônica parábola, assunto da geometria analítica do terceiro ano do ensino médio, no contexto de 100 alunos. No que diz respeito a pesquisa foi elaborado a seguinte questão norteadora: Quais foram as dificuldades encontradas de ensino e aprendizagem do conteúdo cônica parábola por estudantes egressos do ensino médio? Já o objetivo foi analisar como ocorreu o processo de ensino e da aprendizagem da cônica parábola por 100 alunos egressos do terceiro ano do ensino médio. A metodologia foi a qualitativa e a quantitativa sobre os dados coletados em pesquisa de campo, a partir da aplicação de um questionário sócio educacional, um quadro de dificuldades e um teste de conhecimentos sobre a cônica parábola. Os resultados encontrados foram que 85% dos alunos não estudaram esse assunto e somente 15% viram, e dos que viram o nível de dificuldade de aprendizado foi regular. Já o teste com 10 questões mostrou uma porcentagem de erros elevada em todas as questões, sempre acima de 80%. A conclusão foi que é preciso incluir a cônica parábola na matriz curricular do ENEM e na BNCC, para que o aluno tenha acesso a esse conhecimento, bem como é preciso refletir sobre a cônica parábola pois está nos livros didáticos e também está nas orientações curriculares do ensino médio.


Keywords


Cônica Parábola, Aprendizagem, Dificuldades.

References


BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 2. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 de abr. 2019.

CASTILHO, Keilla Lopes; SÁ, Luana Siqueira. Parábola: Um estudo além da função quadrática. 2007. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Campos dos Goytacazes - RJ, 2007.

DAMASCENO, Francisco Egberto Gomes. PARÁBOLA: Uma abordagem utilizando materiais concretos e o software Geogebra. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Acre – UFAC. Rio Branco - Ac, 2018.

IEZZI, Gelson. Matemática Ciência e Aplicações. 9 ed. São Paulo, Editora: Saraiva, 2016.

MELLO, Guiomar Namo de. Currículo da Educação Básica no Brasil: concepções e políticas. 2014. Disponível em:< http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2015/09/guiomar_pesquisa.pdf>. Acesso em: 21 de Set. 2019.

NETO, Francisco Quaranta. Tradução Comentada da Obra "Novos Elementos das Seções Cônicas" (Philippe de La Hire - 1679) e sua relevância para o Ensino de Matemática. 2008. 310 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro, 2008.

PACHECO, Adan Rodrigo Vale. Medidas de comprimento: uma sequência didática. 2018. 368 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática). Universidade do Estado do Pará - UEPA. Belém - PA, 2018.

PEREIRA, Gisele Polyana Rodrigues. O ensino das cônicas através de estudos contextualizados até sua concepção na geometria analítica: Parábola. 2013. 120p. Dissertação (Mestrado Profissional em matemática). Universidade Federal de Lavras – UFLA. Minas Gerais, 2013.

SILVA, Osiel Gomes da. Desenho geométrico: um recurso para o ensino das cônicas. 2014. 49f. Dissertação (Mestrado em Matemática). Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA. Mossoró- RN, 2014.

SOUZA, Joamir Roberto de. Contato matemática. 1. ed. São Paulo, Editora: FTD, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-370

Refbacks

  • There are currently no refbacks.