Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal

Adriana Braga Silva de Paula, Helton Cristian de Paula

Abstract


As tecnologias causaram profundas transformações na forma como os indivíduos se relacionam e se organizam. A massificação dos meios de comunicação, o advento da internet e a difusão de diversos tipos de equipamentos eletrônicos provocaram alterações na forma como se gerencia a informação. A partir desta perspectiva, altera-se também o papel do professor, que neste novo contexto será demandado a dominar estas novas tecnologias. A proposta desta pesquisa é analisar quais são as percepções dos participantes do Portal do Professor quanto ao uso de tecnologias em sala de aula. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, análise documental, estatística descritiva e análise de conteúdo, para verificar através de coleta de dados secundários, obtidos nos fóruns disponíveis no Portal do Professor, quais são as dificuldades e também sugestões de uso de tecnologias em sala de aula.

 


Keywords


Portal do Professor, Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, Sala de Aula.

References


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229p.

BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas, São Paulo: Associados, 2005.

BENTO, Raquel M. de L.; MARINHO, Simão P. O uso do laptop educacional no modelo 1:1: o que se altera no cotidiano da sala de aula? Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2027. Acesso em: 02 Jul. 2021.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani . Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2001.

BRIGNOL, Sandra M. S. Novas tecnologias de informação e comunicação nas relações de aprendizagem da estatística no ensino médio. Faculdade Jorge Amado, Salvador, 2004 (Monografia).

FURTADO, I. P. B. Portal ou Porteira? Os professores e uma experiência de integração da internet no ensino Fundamental por meio de um Portal Educativo. Dissertação de Mestrado em Educação Brasileira. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 2004

GONÇALVES, V.M.B. Desenvolvimento de Sistemas de Informação para Web: um portal para as escolas do 1º ciclo e os jardins-de-infância. Dissertação de Mestrado em Tecnologia Multimídia. Faculdade de Engenharia. Porto: Universidade do Porto. 2002.

IAHN, L. F. Portais Educacionais: uma realidade em evidência. Revista Aprender Virtual. Jul/Ago. 2002.

JAFARI, A.; SHEEHAN, M. Designing portals Opportunities and Challenges. Hershey, PA: Information Science Publishing. 2003

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 5ed. Campinas, SP, Papirus, 2008.

KRIPPENDORFF, K. Metodologia de análisis de contenido: teoria e práctica. Barcelona, Ediciones Paidós, 1990.

LIMA, Patrícia R. T. Novas tecnologias de informação e comunicação e a formação dos professores nos cursos de licenciatura do Estado de Santa Catarina. Dissertação de mestrado. Florianópolis, 2001. Disponível em: . Acesso em: 02 Jul. 2021.

MENDES, Alexandre. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Revista Abril, s.n. imasters, artigo de nº8278, 2008.

Ministério da Educação – MEC. Portal do Professor. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/> Acesso em: 02 Jul. 2021.

OLABUENAGA, J.I. R; ISPIZUA, M.A. La decodificacion de Ia vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. Bilbao, Universidad de Deusto, 1989.

OLIVEIRA, G. P. Avaliação em cursos online colaborativos: uma abordagem multidimensional. Tese de doutorado – Educação. São Paulo: USP, 2007

SAMPAIO, D.; NASCIMENTO, M. A. Implementação de um Portal para Professores Integrando Ferramentas Web 2.0. In P. DIAS, A. J. OSÓRIO (org.) Atas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009 / Desafios 2009. Braga: Universidade do Minho. pp.1367-1376. 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-367

Refbacks

  • There are currently no refbacks.