O jogo quebra-cabeça biológico inclusivo para estudantes surdos no Ensino Médio / The inclusive biological puzzle game for deaf high school students

Authors

  • Eliene da Silva Nunes
  • Alexandra Souza de Carvalho
  • Ariadene Ferreira Jambeiro
  • Daniel dos Anjos Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-343

Keywords:

Jogo didático, Educação inclusiva, Ensino de biologia.

Abstract

No presente artigo, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa para verificarmos a melhoria do processo de ensino e aprendizagem através da utilização de recursos didáticos no ensino de biologia, sob a perspectiva da inclusão de alunos surdos. A aplicação do recurso didático ocorreu em uma turma do curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu na cidade de Catu-Ba. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os estudantes participantes. Na análise dos dados da pesquisa, considerou-se a observação direta no momento de aplicação do recurso didático e a interpretação gráfica das respostas dos questionários. Empregou-se a análise de conteúdo, identificando-se algumas categorias que nos levaram à compreensão dos resultados do estudo. A escolha da temática para a utilização de jogos didáticos inclusivos neste trabalho teve como objetivo investigar as metodologias aplicadas para o ensino de biologia e garantir que estas sejam mais acessíveis para facilitar o aprendizado do aluno. A análise de conteúdo realizada mostrou a importância da utilização de jogos educativos em sala de aula e, dentro desse contexto, a aplicação do jogo quebra-cabeça biológico serviu como ferramenta metodológica significativa na tentativa de melhoria do processo de ensino na disciplina de biologia.

References

ALMEIDA, A. R. S. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus,2000.

ALMEIDA, M. A; MENDES, E. G; HAYASHI, M. C. P. IV Temas em educação especial. Brasília/DF: CAPES- PROESP,2008.

ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: Técnica e Jogos Pedagógicos. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 2003.

ANDRADE, S.L.S.; MELO, V.R.G.; RICARDO, D.S.; SANTOS, B.S. A utilização de jogos didáticos no ensino de ciências e biologia como uma metodologia facilitadora para o aprendizado.VI Enforsup I interfor, Brasília,2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 11ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio-OCEM. Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília,2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Núcleo de Ensino. São Paulo: Pró Reitoria de Graduação – Instituto de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo, 2003.

CANDIDO, C.; et al; Recursos de ensino e aprendizagem: elaboração de um material didático sobre o tema artrópodes destinados a alunos do ensino fundamental e médio. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, 2012. v.5, n10, p. 83-91.

GIOCA, M. I. O jogo e aprendizagem na criança de 0 a 6 anos. Trabalho de conclusão de curso. Curso de pedagogia do Centro de Ciências Humanas e Educação da Universidade da Amazônia. Belém - Pará, Universidade da Amazônia. 2001.

LIMA, J. M. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica,2008.

MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, 2001 p. 64- 66.

MORATORI, Patrick Barbosa. Por Que Utilizar Jogos Educativos no Processo de Ensino Aprendizagem? UFRJ. Rio de Janeiro, 2003.

NETO, E. R. Laboratório de matemática. In: Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1992. 200p. p. 44-84.

OLIVEIRA, L.M.G. Educação especial e tecnologias computacionais: jogos de computador auxiliando o desenvolvimento de crianças especiais. In:Encontro Paranaense de Psicopedagogia,2003.

PEDROSO, C.B. Jogos Didáticos no ensino de Biologia: Uma proposta metodológica baseada em módulo UFSM. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PR, Curitiba,2009.

PINTO, L. T. O Uso dos Jogos didáticos no Ensino de Ciências no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental da rede Municipal Pública de Duque de Caxias. Dissertação - Instituto Federal de Educação, ciências e Tecnologia. Neópolis - RJ, 2009.

POELS, K.; KORT, Y. D.; IJSSELSTEIJN, W. "It is always a lot of fun!": exploring dimensions of digital game experience using focus group methodology In: PROCEEDINGS OF THE 2007 CONFERENCE ON FUTURE PLAY. Toronto, Canada: ACM, 2007.

SANTOS, A.B.; GUIMARÃES, C.R.P. A utilização de jogos como recurso didático no ensino de zoologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, 2010.

SWEETSER, P.; WYETH, P. GameFlow: a model for evaluating player enjoyment in games. Comput. Entertain., 2005.

TAKATALO, J.; HÄKKINEN, J.; KAISTINEN, J.; Nyman, G. Presence, Involvement, and Flow in Digital Games. In: BERNHAUPT, R. Evaluating User Experience in Games: Concepts and Methods. Springer, 2010.

Published

2021-07-14

How to Cite

Nunes, E. da S., Carvalho, A. S. de, Jambeiro, A. F., & Silva, D. dos A. (2021). O jogo quebra-cabeça biológico inclusivo para estudantes surdos no Ensino Médio / The inclusive biological puzzle game for deaf high school students. Brazilian Journal of Development, 7(7), 71194–71205. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-343

Issue

Section

Original Papers