Projeto plantando vidas / Planting lives project

Camilo Rodrigues, Dalila Lopes, Gabriel Agoado, Guilherme Nogueira

Abstract


O aumento das aglomerações humanas em grandes centros urbanos tem pressionado os ambientes naturais de forma que muitos tem sua qualidade comprometida. As nascentes, importantes mantenedoras dos mananciais de abastecimento, necessitam de cuidados, principalmente em ambientes vulneráveis, para manter suas funções ecossistêmicas e se sustentarem em ambiente hostil. Por meio da apresentação e discussão crítica de um filme temático em ambiente formal de ensino, saída de campo com dinâmicas e vivências práticas de educação ambiental em ambiente não formal, na natureza, e o plantio de mudas para recuperar as APP’s de nascentes ameaçadas pela expansão das cidades, o Projeto Plantando Vidas visa aproximar os cidadãos urbanos do ambiente natural, aumentando seu senso de pertencimento e responsabilidade com o mesmo, bem como transmitir conceitos e sensibilizar os participantes para a problemática ambiental.


Keywords


Nascentes, ambiente natural, APP´s, construção ecológica e vivências práticas.

References


MINAS GERAIS. ENIO RESENDE DE SOUZA MAURÍCIO ROBERTO FERNANDES. . Proteção e Recomposição de nascentes. Belo Horizonte: Emater/MG, 2014.

SOUZA, Enio Resende de; FERNANDES, Maurício Roberto. Proteção e recomposição de nascentes. Belo Horizonte: Emater, 2014. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Universidade de São Paulo, Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 1, n. 118, p.189-205, mar. 2003. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p.133-147, 2004. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

FREITAS, Mirlaine Rotoly de. Metodologias em educação ambiental formal e não formal para para a conservação do sistema socioecológico. 2014. 183 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-314

Refbacks

  • There are currently no refbacks.