O olhar fotográfico para os povos indígenas: comparação entre imagens de Marc Ferrez e Sebastião Salgado / The photographic gaze towards indigenous peoples: comparison between images by Marc Ferrez and Sebastião Salgado

Authors

  • Fábio Lucas da Cruz Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-299

Keywords:

Fotografia. Povos indígenas. História visual.

Abstract

O texto avalia como os povos indígenas foram apresentados em fotografias de Marc Ferrez (1843-1882) e Sebastião Salgado. As imagens apresentam características das seguintes etnias: Bororo,  Korubo, Zo'é, Awá-Guajá e  Yanomami.  Os fotógrafos escolhidos representam duas formas de entender as culturas indígenas: enquanto as imagens de Marc Ferrez apresentam o indígena como um indivíduo exótico, aparte dos modelos que eram considerados corretos para a concepção de “civilização” no século XIX, as obras de Sebastião Salgado valorizam as diversas civilizações indígenas e exploram o cotidiano, as tradições, a arte e as relações com a natureza.  Sebastião Salgado apresenta um olhar sensível à diversidade e sua fotografia coaduna-se com estudos antropológicos e históricos desenvolvidos a partir da segunda metade do século XX. Observa-se uma evolução do registro fotográfico preconceituoso do período oitocentista para registros que estimulam a sensibilidade do olhar e auxiliam a questionar estereótipos e combater preconceitos em relação aos povos indígenas. 

References

ALBERTI, Verena. Fontes. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, margarida Maria Dias de (Orgs.). Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro : FGV Editora, 2019.

ALMEIDA, Maria R. C. Identidades étnicas e culturais: novas perspectivas para a história Indígena. IN: ABREU, Martha; SOIHET, Raquel. Ensino de História. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2003, pp. 27-38.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

FERREZ, Marc. O Brasil de Marc Ferrez. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005.

COSTA, Gilson Moraes da; GALINDO, Dolores Galindo. In: DELGADO, Paulo Sérgio; JESUS, Naine Teresa (Orgs).Povos Indígenas no Brasil: Perspectiva no fortalecimento de lutas e combate ao preconceito por meio do audiovisual. Curitiba, PR: Brazil Publishing, 2018.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

KRENAK, Ailton. Antes, o mundo não existia. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Cia das Letras, 1992. MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. V.23, n..45. São Paulo, julho de 2003, pp. 11-36.

MONTEIRO, John. Tupis, tapuias e historiadores. Estudos de história indígena e do indigenismo. Tese de livre-docência, Campinas, Universidade Estadual de Campinas -Unicamp. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/ihb/estudos/TupiTapuia.pdf>. Acesso em 10 dez. 2017.

MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Estou aqui. Sempre estive. Sempre estarei. Indígenas do Brasil. Suas imagens (1505/1955). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

OLIVEIRA, João Pacheco de; FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A Presença Indígena na Formação do Brasil. Brasília: Ministério Da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

SALGADO, Sebastião. Da minha terra a terra. São Paulo: Paralela, 2014.

SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco; COSTA, Eduardo (Org.). Cultura Visual & História. 1a. ed. São Paulo, Alameda, 2016.

SERVA, Leão. Sebastião Salgado na Amazônia. Folha de São Paulo, 17 de dezembro de 2017. Disponível em:

<<https://arte.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/sebastiao-salgado/medo/>>. Acesso em 20 jan. 2018.

TACCA, Fernando Cury. O índio na fotografia brasileira. In: GAIOTTO, Alexander Miyoshi. (Org.). O Selvagem e o civilizado nas artes, fotografia e literatura do Brasil. Unicamp: Centro de História da Arte e Arqueologia, 2011, p. 84-122.

Brasiliana fotográfica. Disponível em: <<http://brasilianafotografica.bn.br/?p=6305>>. Acesso em: 10 dez. 2017. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: <<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/>>. Acesso em: 10 dez. 2017

Instituto Moreira Salles. Disponível em: <<https://ims.com.br/>>. Acesso em: 10 dez. 2017.

Museu do índio. Disponível em: <<http://www.museudoindio.gov.br/>>. Acesso em 30 jan. 2018.

Museu Paranaense. Disponível em: <<http://www.museuparanaense.pr.gov.br/>>. Acesso em: 30 jan. 2018. O índio na fotografia brasileira. Disponível em: <<http://povosindigenas.com/>>. Acesso em: 07 fev. 2018. Povos indígenas do Brasil. Disponível em: <<https://pib.socioambiental.org/pt>>. Acesso em 30 jan. 2017.

O sal da terra. Direção de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. Produção de David Rosier. Brasil, França e tália, 2014.

Rio de Memórias. Direção e Produção de José Inácio Parente. Brasil, 1987.

Published

2021-07-13

How to Cite

da Cruz, F. L. (2021). O olhar fotográfico para os povos indígenas: comparação entre imagens de Marc Ferrez e Sebastião Salgado / The photographic gaze towards indigenous peoples: comparison between images by Marc Ferrez and Sebastião Salgado. Brazilian Journal of Development, 7(7), 70598–70597. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-299

Issue

Section

Original Papers