Políticas educacionais no ensino Militar: abordagem crítico-social/ Educational policies in Military education: critical-social methodology

Maria Eliene Lima, Marly Alves da Rocha, Maria Esperança Fernandes Carneiro, Antônio da Silva Menezes Junior

Abstract


A escola pública está passando por inúmeras transformações e seguindo as mudanças impostas pelo neoliberalismo (ultraliberalismo), que influencia diretamente suas políticas educacionais, ao alterar a educação em empresa-mercadológica, e ao implantar o discurso de excelência, efetividade e qualidade total, fato esse que vem modificando a organização das escolas. O objetivo da pesquisa é apresentar uma análise do significado social e político dessa gestão militarizada. No desenvolvimento da pesquisa empírica utilizou como referencial teórico Stephen J. Ball, com o tema Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. A metodologia abordada foi qualitativa na modalidade de observação indireta e não participativa. Para isso realizou- se visita in loco para preenchimento de questionário com dados da escola e realização de entrevista com roteiro semiestruturado. A necessidade de compreender as constantes mudanças nos processos de gestão nas instituições educacionais em Goiás e nas políticas educacionais inseridas atualmente provoca grande inquietação nos diversos atores envolvidos no processo educacional. Gestores, detentores do poder político, comparam os resultados “oficiais” da educação goiana com os demais estados brasileiros, e até com os países desenvolvidos, na tentativa de alcançá-los. No entanto, não implantam políticas efetivas de condições que elevam tais resultados, a exemplo a Inglaterra, ou seja, utilizam seus instrumentos comparativos, porém se esquivam frente às responsabilidades para atingi-los.


Keywords


Neoliberalismo, Pesquisa crítico-social, Instituições educacionais, Organização das escolas .

References


AZEVEDO, Janete, M. L. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.

AZEVEDO, Janete; GRACINDO, Regina Vinhaes. Educação, sociedade e mudança. Brasília: CNTE, 2005.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 15 out. 2016.

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR - GO Regimento Interno do Colégio da Polícia Militar de Goiás. Disponível em: Acesso em: 02 jun. de 2017.

COSTA, Jorge Adelino. Imagens organizacionais da escola. Edições Asa: Lisboa, 1998.

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BIANCHETTI, Roberto. Modelo Neoliberal e políticas educacionais. Campinas: Autores Associados, 1997.

BRZEZINSKI, Iria; SANTOS, Carlos Alexandre. Sentido e significados da política: ação e liberdade. Brasília: LiberLivro, 2015.

GERMANO, José Willington, Estado militar e educação no Brasil – 5a Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, Demerval. Política Educacional Brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho 2008. Disponível em< http://periodicos.puc-campinas.edu.br/




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-296

Refbacks

  • There are currently no refbacks.