Síndrome de Burnout em profissionais da saúde no contexto da pandemia por COVID-19: revisão integrativa / Burnout Syndrome in healthcare professionals in the context of the COVID-19 pandemic: integrative review

Marbenia Venik Lopes de Oliveira Barbosa, Cíntia do Nascimento Silva, Valeska Virginia Freitas de Santana, Rosana da Silva Cavalcante, Marília Gabriela do Carmo

Abstract


O presente estudo objetivou identificar os principais fatores de risco para a Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde no contexto pandêmico. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa, através de uma vasta busca na base de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Foram adotados como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, em língua portuguesa, publicados no período da pandemia da COVID-19. Enquanto os critérios de exclusão foram: trabalhos duplicados, monografias, dissertações e teses, ou aqueles que tangenciassem a temática proposta. Os sentimentos vivenciados pelos profissionais da saúde são variados e, na maioria das vezes, são sugestivos de Síndrome de Burnout. Ansiedade, fadiga, insônia, irritabilidade, medo e quadros depressivos são constantemente experimentadas pelos profissionais de saúde. Todos os profissionais da linha de frente podem estar susceptíveis a desenvolver a síndrome. Contudo, de acordo com as literaturas estudadas, é possível perceber que a enfermagem é a classe que mais sofre com estes sintomas. Os principais fatores de risco foram: jornada de trabalho aumentada e exaustiva, exposição frequente ao vírus, escassez de Equipamento de Proteção Individual, triagem para destinação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva, medo de ser infectado ou infectar outrem, exposição a mortes além do habitual e isolamento. No caso dos profissionais da enfermagem, somam-se a esses fatores, o ganho salarial menor do que o esperado. É importante que as instituições estabeleçam planos para cuidar dos seus colaboradores. A escuta terapêutica e a união entre a equipe, tem se mostrado recurso favorável para minimizar os danos e agravos.

 


Keywords


Burnout, Pandemia, Profissionais da Saúde.

References


ALMEIDA, V.R.S. et al., Impacto psicossocial causado pela pandemia da covid-19 nos profissionais de saúde. Rev baiana enferm. v.35. p.1-8, 2021.

FISCHER, R. et al., Association of Burnout With Depression and Anxiety in Critical Care Clinicians in Brazil. JAMA Netw Open. v.3,n.12, 2020.

FREITAS, R.F. et al., Preditores da síndrome de Burnout em técnicos de enfermagem de unidade de terapia intensiva durante a pandemia da COVID-19. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. v. 70. n. 1. p.12-29, 2021.

HORTA, R.L. et al., O estresse e a saúde mental de profissionais da linha de frente da COVID-19 em hospital geral. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. v. 70. n. 1. p.30-38, 2021.

LUZ, E.M.F. et al., Repercussões da Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. v. 10. p. 2-8, Out. 2020.

MASLACH, C., LEITER, M.P. Early predictors of job burnout and engagement. Journal of Applied Psychology. v.93.p.498-512, 2008.

MENDES, K. D.S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVAO, C. M. Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto&contexto - enferm. Florianópolis. v.17.n.4, Dez. 2008.

OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 03 Abr. 2021.

PAIANO, M. et al., Saúde mental dos profissionais de saúde na China durante pandemia do novo coronavírus: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 73, suppl. 2, 2020.

PÊGO F.P.L e PÊGO, D.R. Burnout Syndrome. Rev Bras Med Trab. v.14, n.2, p.171-176, 2016.

PRADO, A.D. et al., A saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa. Rev Eletrônica Acervo Saúde. v.46. 2020.

RIBEIRO, E.G. et al., Saúde mental na perspectiva do enfrentamento à COVID-19: manejo das consequências relacionadas ao isolamento social. Rev Enfermagem e Saúde Coletiva. v.5, n.1, p.47-57, 2020.

SAIDEL, M.G.B. et al., Intervenções em saúde mental para profissionais de saúde frente a pandemia de Coronavírus. Rev enferm UERJ. Rio de Janeiro. v. 28. p.1-6, 2020.

SANTOS, K.M.R. et al., Depressão e ansiedade em profissionais de enfermagem durante a pandemia da covid-19. Escola Anna Nery. Rio de Janeiro. v.25. p.1-15, 2021.

SILVA, D.F.O. et al., Prevalence of anxiety among health professionals in times of COVID-19: a systematic review with meta-analysis. Ciência & Saúde Coletiva. v.26. n.02. p.693-710, 2021.

TEIXEIRA, C.F.S. et al., A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid- 19. Ciência & Saúde Coletiva. v.25.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-281

Refbacks

  • There are currently no refbacks.