Fake News e Pós-Verdade:um estudo filosófico acerca do surgimento das notícias falsas/ Fake News and Post-Truth:a philosophical study about the rise of fake news

Márcia Marques Damasceno, Dávila Oliveira Gomes, Dalila Oliveira Gomes, Paulo Ricardo de Carvalho Magalhães

Abstract


Este artigo pretende, a partir de uma reflexão filosófica, questionar a alta capacidade que as Fake News tem de promover conflitos epistemológicos nas mais diversas instâncias, tais como na Política, na Ciência, no Meio Ambiente, na Saúde e na Economia. Trata-se de um estudo a partir das percepções de pensadores e especialistas acerca dos efeitos negativos das fake news, principalmente no que diz respeito ao convívio em uma sociedade marcada pela cibercultura. Ademais, busca-se compreender o processo filosófico e histórico do surgimento das fake news, partindo do estudo do conceito de pós-verdade e de que é impossível combater esta sem uma compreensão de suas raízes mais profundas. Em linhas gerais, concluiu-se que que é substancial o gerenciamento racional das mídias sociais, sendo de suma importância a procura por fontes alternativas, de modo a auxiliar na plena formação intelectual do indivíduo, propondo a este, desenvolvimento pessoal e crítico, uma vez que os indivíduos inseridos no mundo virtual estão suscetíveis a crenças limitantes, entrando em cena, portanto, a problemática relativa às bolhas informacionais.


Keywords


Fake News, Pós-verdade, Algoritmos, Filtro Bolhas.

References


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Edição Revisada e Ampliada. São Paulo: Editora Mestre Jou, 2007.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2015.

D’ANCONA, Matthew. Pós-Verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Tradução de Carlos Szlak. 1. Ed. Barueri: Faro Editorial, 2018.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução de Wagner Oliveira Brandão. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador: Edufba, 2012.

LLORENTE, José Antonio (org.). A era da Pós-verdade realidade versus percepção. Uno: desenvolvimento e ideias. São Paulo: Editora Mattavelli, 2017.

KAKUTANI, Michiko. A morte da Verdade. 1. Ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

MAGRANI, Eduardo. Democracia Conectada. Curitiba: Juruá, 2014.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal. São Paulo: Lafonte, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira no sentido Extra-Moral. Tradução de Fernando de Morais Barros. São Paulo: Hedra, 2007.

PREGO, Victoria. Bolhas Informacionais. IN: LLORENTE, José Antonio(org.). A era da Pós-verdade realidade versus percepção. Uno: desenvolvimento e ideias. São Paulo: Editora Mattavelli, 2017.

QUIROS, Eduardo A. Fake News versus Jornalismo livre e independente. IN: Uno: desenvolvimento e ideias. São Paulo: Editora Mattavelli, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-276

Refbacks

  • There are currently no refbacks.