Reconstruindo práticas: o estágio supervisionado em uma escola quilombola e o diálogo com a etonomatemática / Reconstructing practices: the supervised internship in a quilombola school and the dialogue with etonomathematics

Núbia Pereira Santana, Januária Araújo Bertani

Abstract


A pesquisa objetivou correlacionar, em uma escola quilombola, a Etnomatemática com as atividades de estágio supervisionado, tendo o iintuito de , traçar alguma resposta para a questão: Em Colégio denominado como quilombola, como são abordados os conceitos de matemática? Nosso estudo foi do tipo pesquisa formação. A pesquisa foi realizada em dois momentos, O primeiro sendo realizado no momento de estágio e o segundo após dois anos do anterior. Dentre os resultados, no que tange o processo de ensino aprendizagem, destacamos a importância de uma formação que possibilite a articulação de conceitos matemáticos e práticas sociais, destacando o sentimento de pertencimento de uma cultura. E por fim, a importância de uma formação docente contínua que propicie ao professor se perceber em um processo incessante de aprendizagem.


Keywords


Estágios Supervisionados; Formação de Professores de Matemática; Etnomatemática.

References


CELEDONIO, Patrícia Silvério da Silva. SANTOS, Ricardo Souza. JUNIOR, Getúlio Pereira da Silva. SANTOS, Raimundo Ribeiro dos. MELO, Elisângela Aparecida Pereira de. Sobre os campos teóricos da etnomatemática na formação de professores e tecnologias de aprendizagens. Brazilian Journal of Development. v. 6, n. 12. ISSN: 2525-8761. Disponível em < https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/21385/17075> Acesso em Jun. 2020.

D’Ambrosio, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade/Ubiratan D’Ambrosio – 2. ed. 1ª reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FIORENTINI, Dário. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Disponível em Acesso em 15 Jun. 2021.

SANTOS, Marluce Alves dos. O Lugar da Matemática na Bahia / Marluce Alves dos Santos, Jadson de Souza Conceição, Fabrício Vieira Pessoa, Edmilson Santos de Oliveira Junior, Davi de Andrade Oliveira (organizadores) – Curitica: CRV, 2020. 272 p.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO-DIREC 13-JEQUIÉ-BA. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Doutor Milton Santos. Jequié, BA, 2013.

OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um Apanhado Teórico-Conceitual Sobre a Pesquisa Qualitativa: Tipos, Técnicas e Características. Revista Travessias, vol. 3, n. 3, p. ed 04, ISSN 1982 – 5935. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3122/2459 >; Acesso em 15 Jun. 2021

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva, 1928 – Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação / Augusto Nibaldo Silva Triviños. – São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-272

Refbacks

  • There are currently no refbacks.