Design no centenário do congado de mocambeiro: uma proposta para valorização do patrimônio imaterial / Design in the centennial of mocambeiro's congado: a proposal for the valorization of intangible heritage

Rita de Castro Engler, Nadja Maria Mourão, Jéssica Cristina Franco Fuzeri, Letícia Hilário Guimarães, Viviane da Cunha Melo, Ivy Francielle Higino Martins, Glauco Honório Teixeira, Ana Célia Carneiro Oliveira

Abstract


O ritual do Reinado de Nossa Senhora do Rosário ou Congado é uma das mais importantes expressões de religiosidade e cultura afrobrasileira presentes em Minas Gerais. O Reinado consiste num ciclo anual de homenagens a Nossa Senhora do Rosário e envolve desde a realização de novenas a coroações dos reis e rainhas do Congado. Neste trabalho, busca-se entender o contexto histórico-cultural da comunidade do Congado de Mocambeiro e suas tradições, a fim de incentivar as manifestações do patrimônio cultural imaterial, que completou um centenário, em 2017. A pesquisa foi realizada por professores a alunos do Centro de Estudos em design e Tecnologia da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Entende-se que a realização da festa do Congado é um evento que contribui para a valorização do patrimônio imaterial da comunidade do distrito de Mocambeiro, na cidade de Matozinhos. Quanto à metodologia, fez-se um levantamento bibliográfico de caráter qualitativo, sobre o Congado e sua manifestação no território mineiro, com foco no estudo de caso do Distrito de Mocambeiro. Utilizou-se como fonte de referências o acervo da biblioteca da universidade, periódicos da CAPES, anais de congressos, revistas online, livros, monografias e teses sobre o assunto. Constatou-se que o tema Congado está em ascensão. Contudo, quando voltado ao distrito de estudo, há uma escassez de registros e quase nulo o material de referência. Entre as contribuições do projeto de design pode-se mencionar a criação da identidade visual e a marca pelo centenário. Esta, desenvolvida pelos profissionais do design, foi aplicada em produtos tais como: velas, camisetas, estandartes, entre outros. Como incentivo para a comunidade foram desenvolvidos modelos de terços em contas e fuxico de retalhos, que a comunidade utilizou como suvenir para colaboradores e parceiros do evento.  O grupo da pesquisa também realizou os registros de imagens do evento elaborando um acervo digital da Festa do Centenário do Congado de Mocambeiro, doado à comunidade e instituições parceiras. Acredita-se que esse modelo de atividade acadêmica pode contribuir para a preservação do patrimônio imaterial.


Keywords


Design, cultura, patrimônio imaterial, Congado, Mocambeiro.

References


BERTOLINO, Júlia. Os Arturos e o Congado: Símbolo de Luta e Resistência para O Povo Mineiro de Civilização. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2010.

BRETTAS, Aline Pinheiro; FROTA, Maria Guiomar da Cunha. O registro do Congado como instrumento de preservação do patrimônio mineiro: novas possibilidades. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS. Unirio, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2012.

COSTA, Evandro José da. Congado: Sua trajetória no distrito de mocambeiro, Matozinhos/MG. 2006. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Faculdade Pedro Leopoldo, Instituto Superior de Educação, Pedro Leopoldo, 2006.

CRUZ, Marcelo Silverio da. Mitos - Suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa” - UFJF. Juiz de Fora: 2007. Disponível em; http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/MITOS.pdf. Acesso em 27 jun. 2021.

GABARRA, Larissa O. O Reinado do Congo no Império do Brasil: O congado de Minas Gerais no século XIX e as memórias da África Central. 299 f. Tese (Doutorado) - Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

GARONE, T. D. Uma poética da mediação: história, mito e ritual no congado Setelagoano-MG. 2008. 210 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

GUILOUSKI, Borres ; COSTA, Diná Raquel D. da. Ritos e Rituais. JOINTH - Subjetivação Contemporânea e Religiosidade, 2., 2012, Paraná. Anais… Paraná: PUCPR, 2012, p. 91-109.

MARTINS, F. P.; JÚNIOR, L. C. F. Percepção dos alunos da Escola Estadual Felícia Fernandes campos em relação ao patrimônio cultural e ambiental do Distrito de Mocambeiro, Matozinhos, Minas Gerais – Ecomuseu Mocambeiro. 68 p. Dissertação (Monografia) - Instituto Superior de Ciência da Saúde, Belo Horizonte, 2012.

MOURA, Larissa Geórgia Bráulio. Vozes da resistência: Tradição, Inovação e Participação da Juventude no Congado de Estrela do Indaiá – Minas Gerais. 242 p.

MOURÃO, Nadja M. Olhares sob o Congado de Minas Gerais. Seminário AtroAtitude da Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Design, Belo Horizonte, 2011.

MOURÃO, Nadja M.; OLIVEIRA, Ana Célia C. Memória afetiva e o artesanato religioso em Minas Gerais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.2, p. 14261-14278 feb. 2021.

NAVES, Fernanda Domingos; KATRIB, Cairo Mohamad. Cultura, identidade e religiosidade: o Congado da cidade de Ituiutaba-MG. Horizonte Científico: Uberlândia/MG. v. 6, n. 2, fev/2012.

NORONHA, Vânia de Fátima. Reinado de Nossa Senhora do Rosário: a constituição de uma religiosidade mítica afrodescendente no Brasil. Dossiê: Religião e Cultura. Belo Horizonte, v. 9, n. 21, p. 268-283, abr./jun. 2011.

RAMOS, Arthur. Antologia do negro brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2005.

SILVA, Wagner Aparecido da. Viva rei, viva a rainha, viva também seu capitão: a família do congado em Conselheiro Lafaiete – MG. 2008. 80 p. Mestrado (Dissertação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP, 2008.

SOARES, Dalva Maria. Salve Maria(S): Mulheres na tradição do Congado em Belo Horizonte, MG. 2009. 114 p. Obtenção de Título (Dissertação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG, 2009.

TINHORÃO, José Ramos. As festas no Brasil colonial. São Paulo: Editora 34, 2000.

VILARINO, Marcelo de Andrade. Alianças e Disputas no Congado Belo-Horizontino. Sacrilegens - Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião - UFJF, Juiz de Fora, v.4, n.1, p. 97-118, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-268

Refbacks

  • There are currently no refbacks.