“Por que estudar direitos humanos?”: uma análise da concepção dos alunos do curso de direito de uma instituição de ensino superior do Município de Pinhais, no Paraná/ Why should we study human rights? an analysis of the conceptions of law students from a higher education institutionin the Municipality of Pinhais, Paraná

Authors

  • Sthefani Pinheiro dos Passos Peres
  • Marcos Roberto de Souza Peres

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-267

Keywords:

direitos humanos, direitos fundamentais, alunos de direito.

Abstract

Este artigo tem o objetivo de analisar a concepção dos alunos de direito de uma Instituição de Ensino Superior localizada no município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná, acerca do tema “direitos humanos”. Busca-se com isto, responder à pergunta “por que estudar direitos humanos?”. A existência de direitos inerentes ao homem por sua própria natureza passou a ganhar mais relevância principalmente depois da revolução francesa, a qual postulava os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Aos poucos, os ordenamentos jurídicoscomeçaram a incorporar os direitos humanos, ressaltando, desta forma, a necessidade de se haver uma proteção, uma prevenção imprescindível contra o poder arbitrário e os excessos cometidos pelo Estado. O ordenamento jurídico brasileiro apresenta uma série de direitos humanos positivados: os direitos fundamentais, que são o marco da transição para o regime democrático no Brasil. Contudo, apesar desta bagagem histórica, o tema “direitos humanos” por diversas vezes ainda fica reduzido à associações que não revelam o caráter e a importância do tema para a sociedade.Diante deste panorama e considerando o objetivo proposto, o método escolhido paraa pesquisa, que se trata de pesquisa de campo, é a aplicação de um questionário para os estudantes de direito do primeiro, quinto e décimo período. Os resultados demonstram a concepção que os alunos tem ao chegar ao curso, e se estas concepções correspondem à uma visão correta ou distorcida a respeito do tema e se isto se mantém ou muda ao longo do curso. Os resultados, analisados comparativamente, são relevantes para esclarecer a importância de se estudar o tema “direitos humanos”, e de que maneira isso está sendo compreendido pelos alunos ao longo do curso.

 

References

ANDRADE, José Carlos Vieira de. Os direitos fundamentais na constituição portuguesa de 1976. Coimbra: Almedina, 1987.

BARROS, Graciela Maria Costa; MEDINA, Patrícia. O processo de ensino-aprendizagem de direitos humanos nos cursos de direito do Tocantins. Brazilian Journal of Development., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 15242-15254 sep. 2019.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: ArtMed, 1996.

CÂMARA, Edna Torres Felício. Dos direitos fundamentais. Curitiba, 2015. Nota de aula.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional. 6. ed. Coimbra: Almedina, 1993.

DALLARI, Dalmo. Um breve histórico dos direitos humanos. In: CARVALHO, José Sério (org.). Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes: 2004.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de direito constitucional. 38. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MENDES, Gilmar Ferreira. Teoria geral dos direitos fundamentais. In: MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

PAGNAN, Rogério. Metade do país acha que ‘bandido bom é bandido morto’, aponta pesquisa. Folha de São Paulo, 5 out. 2015. Disponível em: <http://goo.gl/5eqqAB>. Acesso em: 25 out. 2015.

SARLET, Ingo Wolfgang. Teoria geral dos direitos fundamentais. In: SARLET, Ingo Wofgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de direito constitucional. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

Published

2021-07-11

How to Cite

Peres, S. P. dos P., & Peres, M. R. de S. (2021). “Por que estudar direitos humanos?”: uma análise da concepção dos alunos do curso de direito de uma instituição de ensino superior do Município de Pinhais, no Paraná/ Why should we study human rights? an analysis of the conceptions of law students from a higher education institutionin the Municipality of Pinhais, Paraná. Brazilian Journal of Development, 7(7), 70105–70120. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-267

Issue

Section

Original Papers